Pinterest expande plataforma comercial

O Pinterest segue o seu crescimento na base de usuários – acumula uma elevação de 17% em 2014 sobre 2013, chegando a 55 milhões de visitantes em abril e um valor de mercado de US$ 5 bilhões. Com o resultado, a rede social começa a ampliar sua plataforma de anúncios para monetizar este público.

A empresa inaugurou uma plataforma de “self-serving ads”, onde uma marca não necessita de um intermediário para comprar mídia. Antes mesmo da ferramenta de Promoted Pins ser lançada ao grande público, fundos de investimento demonstraram interesse na empresa e em anúncios em larga escala. A segmentação é similar à do Facebook, por interesse, mas de acordo com o head de operação do Pinterest, as pessoas acessam sua página com maior propensão a comprar ou selecionar itens para futura compra.

Inicialmente, os Promoted Pins estão disponíveis apenas para grandes anunciantes dos EUA, mas a nova plataforma permitirá que empresas menores também usem esta alternativa. O “analytics” também está sendo melhorado para compilar mais dados e organizar de forma mais acessível.

O Pinterest recebeu US$ 200 milhões de fundos de investimento no mês passado, em mais uma rodada de aporte. Antes, o site já tinha recebido US$ 425 milhões em duas oportunidades, em 2013.

Brasil

Em uma conferência para jornalistas em São Francisco, o Pinterest anunciou a intenção de abrir uma pequena unidade no Brasil, com três ou quatro profissionais. Ainda não há um planejamento definido para a ação, que deve ser precedida de conversas para adquirir parceiros e mais usuários no País.