Pix vira destaque das campanhas de bancos, fintechs, e marcas do setor

Com a evolução da ferramenta, player do mercado como Cielo e PayPal expandem portfólio de soluções e atualizam suas comunicações

Dinheiro físico, boleto, cheque, TED, cartões de débito e crédito — inclusive por aproximação ou em carteiras digitais — continuam sendo os meios mais comuns de pagamento. Há poucos anos, mais precisamente em 2020, os cartões de débito, crédito e pré-pago eram os mais utilizados, segundo o Banco Central. Esse cenário, no entanto, começou a se transformar com o lançamento do Pix, em 16 de novembro de 2020.

Para desenhar o panorama, no primeiro período registrado do Pix, entre o lançamento e 30 de setembro de 2022, foram realizadas 26 bilhões de transações, movimentando R$ 12,9 trilhões. Já em janeiro de 2021, o número de operações ultrapassou as transferências via TED; dois meses depois, superou os boletos e, em maio, ultrapassou a soma de todos eles. Os dados são da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Essa curva de adoção acelerada marcou o início de uma nova era para os meios de pagamento no país. Uma virada que consolidou o Pix como protagonista do sistema financeiro brasileiro e abriu caminho para uma série de inovações que hoje moldam o comportamento do consumidor e das empresas.

Volume de transações — Fonte: Febraban
MEIO 2022 2023 2024
Pix 24,1 bi 41,9 bi 63,8 bi
Cartões de crédito 18,2 bi 17,7 bi 19,8 bi
Cartões de débito 15,6 bi 16,3 bi 16,7 bi
Boleto 4,03 bi 4,1 bi 4,2 bi
TED 1,01 bi 892 mi 821 mi
Cheque 202,8 mi 195 mi 125 mi
DOC 59 mi Descontinuado em fev/24

Em 2024, o Pix registrou um aumento de 52% no número de transações em relação a 2023, totalizando 63,8 bilhões de operações ante 41,9 bilhões do ano anterior, ainda segundo a Febraban. No recorte populacional, 63% dos brasileiros usaram o Pix ao menos uma vez por mês, de acordo com o levantamento ‘Geografia do Pix’, realizado pelo Centro de Estudos de Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getulio Vargas. A rápida adesão é confirmada por pesquisa da Mastercard, divulgada em março de 2024, segundo a qual 89% dos brasileiros afirmaram estar abertos a experimentar novos métodos de pagamento eletrônico, com preferência por soluções que envolvam cartões.

Para Thalita Martorelli, diretora de marketing da Cielo, a consolidação do Pix se explica principalmente por dois fatores: liquidez imediata e aceleração na digitalização. “Uma pesquisa interna junto a varejistas mostra que o Pix se consolidou como uma das principais formas de pagamento no varejo brasileiro: em vendas presenciais, está empatado com cartão de crédito como meio de pagamento mais utilizado. Também, para compras até R$ 30, o Pix aparece em 61% das vezes; para compras entre R$ 30 e R$ 100, ele permanece como preferido e a partir de R$ 100 o cartão de crédito domina com 72% das operações. Esses dados mostram que o empreendedor passou a viver em um contexto muito diferente.”

Ela explica que o Pix disponível 24 horas por dia e sete dias por semana transforma a gestão do caixa. “Não há mais a espera dos dois ou três dias úteis, ou mesmo das várias semanas de parcelas típicas no crédito. Tornou-se comum ver comerciantes exibindo QR codes para pagamento, usando aplicativos de conciliação automática, compartilhando links de pagamento por WhatsApp ou redes sociais e integrando o Pix diretamente à maquininha ou ao celular.”

Entre os grandes bancos, o Itaú tem se posicionado como um dos principais agentes da evolução do sistema. Mario Miguel, diretor de pagamentos para pessoa física do banco, destaca que a nova campanha ‘Pix com i de Itaú’, criada pela Africa Creative, amplia a percepção do Pix como uma inteligência de pagamento. “Apostamos em uma abordagem multicanal e culturalmente conectada, com personagens como Odete Roitman, interpretada por Débora Bloch na novela ‘Vale Tudo’, e Adênia, criada por Mathoso Santana, que ajudam a traduzir de forma leve e próxima como o Pix pode estar presente em diferentes momentos da vida dos clientes.”

Leia a matéria completa na edição do propmark de 27 de outubro de 2025

(Crédito da foto: Freepik)