Pixel Show terá 42 horas de conteúdo online
O festival internacional de arte e criatividade Pixel Show será realizado pela plataforma Zupi.Live entre os dias 25 e 28 de novembro com a previsão de superar 42 horas de conteúdo originadas por 24 palestras e mais de 50 atividades gratuitas para estudantes, profissionais, empreendedores, empresários e criativos de todo o mundo.
A programação, acessível até o dia 10 de dezembro, inclui live arts, animação, sharp talks e oficinas voltadas para o design inclusivo. Já a feira será realizada no dia 28 de novembro no Cine Petra Belas Artes, em São Paulo, entre 10h e 17h. Pela primeira vez em formato pocket e com atividades presenciais – que estavam suspensas desde a quarentena imposta pela pandemia da Covid-19 – o evento é gratuito e tem capacidade para receber até 500 pessoas.
Serão cerca de 40 expositores, entre empreendedores, marcas autorais e artistas independentes, que lançarão produtos como esculturas, objetos de design e decoração, acessórios, roupas e publicações. A expectativa é alcançar cinco mil visitantes ao longo do dia. O local seguirá os principais protocolos de segurança da Covid-19, incluindo o monitoramento do fluxo de pessoas. O uso de máscara será obrigatório.
A feira contará ainda com o Espaço Tattoo, em um flash Day de tatuagem com alguns dos melhores tatuadores do país, além do Festival de Animação, que terá três sessões de 30 minutos cada, a partir das 11h, na sala Oscar Niemeyer, com capacidade para receber até 133 pessoas.
Ilustração, design, games e tecnologia também envolvem o evento idealizado pelos irmãos e sócios Allan e Simon Szacher em 2005, quando recebeu 300 pessoas. A audiência saltou de quatro mil visitantes em 2008 para 53 mil participantes em 2019, última edição presencial. Em 2020, a primeira edição digital foi assistida por cerca de 100 mil pessoas – mesmo volume esperado para 2021 – em 70 países. No total, foram gerados mais de R$ 100 milhões em negócios e 960 horas de conteúdo nestes 16 anos.
Agora, o foco está nas mais diversas aplicações do branding “sempre fazendo a ligação entre as áreas”, comenta Simon Szacher, criador e organizador do Pixel Show, patrocinado pela 3M e Consulado Geral do Reino dos Países Baixos em São Paulo e copatrocinado pelo Leo Social. Outras marcas ainda estão em negociação.
Esta 17ª edição terá a presença do escultor alemão Julian Voss-Andreae, do designer gráfico holandês Thom Niessink e do diretor de criação norte-americano Bill Gardner. Entre os brasileiros, estão a artista visual Mariana Castello; o coordenador do curso de design gráfico da Miami Ad School Rodrigo Saiani; Fesq, artista especializado em NFTs; e Janaína Bernardino, designer de acessibilidade digital na Dasa.
Os ingressos para a conferência, no valor de R$ 180, estão disponíveis no site do festival. Mas já é possível também fazer uma assinatura. Pela primeira vez, o festival disponibiliza um plano anual com conteúdos exclusivos. Basic e Black são os pacotes ofertados no novo Clube Pixel Show, que já garante acesso ao festival, além de conteúdos exclusivos durante todo o ano. “Estamos testando uma plataforma de e-learning, que já é uma preparação para o retorno presencial em 2022”, antecipa Allan Szacher, curador e idealizador do evento.
No próximo ano, não haverá mais ingresso e o conteúdo gratuito será mantido. Mas para participar da conferência e de projetos diferenciados, o interessado precisará ser integrante do clube, com a vantagem de ganhar experiências especiais.