Pizza é democrática e boa de business e criatividade
Já acostumada aos pedidos pelo sistema delivery, as pizzarias se adaptaram bem ao comportamento dos usuários dessa guloseima criada na Itália na cidade de Nápoles nesses tempos de isolamento social.
Nesta sexta-feira (10), dia mundial da pizza, o pedido pode ser uma napolitana, calabresa ou margherita. O sabor margherita inspirou a instituição da data em 1889. Uma pesquisa no Google mostra que o rei Humberto e sua esposa Margherita experimentaram o prato pela primeira em um 10 de julho.
A redondinha saindo quentinha do forno, preferencialmente à lenha, caiu no gosto popular. No Brasil e Estados Unidos, os maiores mercados, e em todo o mundo. É uma refeição democrática e que une famílias e amigos à mesa. E barata. Combina com Coca-Cola e vinho. Cerveja e suco. E com café, mas nesse caso a sugestão é que seja gelada. Vai entender!
No Brasil, de acordo com dados de 2019, são comercializadas 1 milhão de unidades diariamente. O faturamento anual é de R$ 22 bilhões. Wow! Uma fatia impactante no PIB.
Além das marcas caseiras nas proximidades de casa, grandes conglomerados globais, como a quase sexagenária Domino’s e Pizza Hut, marcam presença com PDVs e estratégias de marketing e publicidade que chamam a atenção.
Vejam alguns filmes de Domino’s
“Trump”/1995:
Austrália:
“Risky business”:
“Reinvention”:
“Dadwins”:
“Pie Pass”:
“Dominó”:
Mas marcas como a cerveja Budweiser trazem a guloseima para sua publicidade. A clássica campanha “Whassup”, de 1999, tem uma cena com entregador de pizza não entendendo o grito whassup do elenco do filme: