Plataforma digital e expansão para América Latina: o que esperar do Contaí Summit
Patrocinado por Avon, Amstel, Mercado Livre e Santander, a quinta edição do evento acontecerá no dia 6 de abril, no WTC, em SP
A quinta edição do Contaí Summit, evento voltado para negócios e empreendedores LGBTQIAP+, já tem data e local marcado. O encontro organizado pela diversitech Nhaí, fundada por Raquel Virgínia, será realizado no dia 6 de abril no WTC, entre a Avenida das Nações Unidas e a Berrini.
Segundo a fundadora do encontro, o local foi estrategicamente pensado para fortalecer a presença da comunidade LGBTQIAP+ no ambiente corporativo.
"Uma das coisas que a comunidade tem muita dificuldade é de se ver nesse espaço do business. Por isso que o evento vai ser no WTC, que é um lugar extremamente corporativo", explicou Raquel em entrevista exclusiva ao PROPMARK.
Entre as novidades para o Contaí está o lançamento de uma plataforma digital criada para unir a comunidade, fazendo com que o encontre deixe de ser um evento pontual e se torne diário.
Com uma interface e dinâmica de rede social, o Contaí Comunidade vai contar com as principais trends, matérias sobre empreendedorismo LGBTQIAP+, artigos gratuitos, dicas de editais, créditos, investidores e investimentos, organização financeira e playlists de vídeos. Além disso, os usuários vão poder escrever e compartilhar posts, abrir discussões e buscar por conexões.
"Ali, a pessoa vai poder ter um espaço de acolhimento porque uma das coisas que os empreendedores mais falam é que eles se sentem sozinhos. É uma rede social de empreendedores LGBTQIAP+", afirmou a fundadora e CEO da Nhaí!.
Para as patrocinadoras do evento, o aplicativo vai servir como uma alternativa de mapeamento de pessoas engajadas, além de promover experiências para os usuários. "Nós vamos conseguir mostrar para as marcas que ali dentro tem uma galera engajada e, com isso, eles podem criar ações com essas pessoas", explicou Raquel.
A plataforma também marca o primeiro movimento de expansão do evento para a América Latina, acrescentando a Argentina e o México na conversa por meio de tradução simultânea.
Para marcar o movimento, a tradicional pesquisa, feita pela AlmapBBDO em parceria com a agência e com o Instituto On The Go, apresentada pelo evento será sobre o cenário de empreendedorismo LGBTQIAP+ na Argentina.
A comunidade em lugar de negócio
Patrocinado por marcas como Avon, Mercado Livre, Amstel e Santander, a quinta edição do evento vai contar com ações para os participantes, mas mais importante que os brindes, serão as mesas de negócio que estão sendo incentivadas por Raquel.
"Eu tenho estimulado todos os patrocinadores a realizarem uma mesa de negócio, para que eles façam negócios com as pessoas que estão lá. Lógico que vão ter brindes das marcas, porque faz parte, mas o ponto principal é que eles façam negócio", afirmou a CEO da Nhaí.
Além disso, as marcas são fundamentais para a viabilização da presença de muitos dos empreendedores que comparecem no evento, uma vez que o Contaí Summit é totalmente gratuito e também fornece bolsa para quem quiser participar mas ainda não tem condições de poder parar um dia de trabalho.
"No mercado de empreendedorismo LGBTQIAP+, já tem pessoas que conseguem viver do seu próprio negócio, mas tem outros que estão tentando fazer o empreendedorismo para sobreviver. Nós temos um grupo de empreendedores LGBTQIAP+ que começaram a empreender para sobreviver e, esse é um grupo que nós precisamos dar uma bolsa para eles conseguirem ir para o evento e dispor de um dia de trabalho para ir. Conseguimos fazer isso por conta do patrocínio das marcas", ressaltou Raquel.
Na visão das patrocinadoras, estar presente em um evento como Contaí é uma forma de unir propósitos e aprendizados.
"São iniciativas como o Contaí que nos ajudam nessa trajetória de aprendizado, que nos conectam com a comunidade para potencializar nosso impacto e impulsionar nosso propósito de democratizar o comércio. Aproximar e engajar as pessoas com as causas nas quais acreditamos é uma prioridade e isso só é possível quando estamos juntos, ouvindo e cocriando soluções para uma sociedade cada vez mais inclusiva e baseada no crescimento e desenvolvimento compartilhado”, afirmou Thais Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina.
"O Contaí é um projeto de ação"
Nascido da escassez, o Contaí Summit veio para suprir a falta de um mercado estruturado e com recorrência focado na comunidade LGBTQIAP+. "Sempre me chamou atenção que existe uma super organização do empreendedorismo afro e com o empreendedorismo feminino. Todos esses grupos minoritários politicamente e economicamente já estão, de alguma forma, representados por alguns projetos. Eu lembro que eu olhava para o mercado e via que faltava um projeto para a comunidade LGBTQIAP+ que fosse estruturado, desenvolvendo pesquisas, debates", explicou Raquel, que também afirmou que a pretensão é que o Contaí se torne, além de um ambiente de conexão e debates, uma feira de exposição em 2024.