Plataformas ajudam a incentivar o hábito da leitura no Brasil

Brasileiro lê uma média de 2,6 livros ao ano. País tinha 100,1 milhões de leitores entre 2015 e 2019, perda de 4,6 milhões de adeptos no período

A escritora norte-americana Colleen Hoover não resistiu aos apelos dos booktokers e lançou É assim que começa, continuação de É assim que acaba, livro mais vendido da Amazon em 2022. “Como eu poderia dizer não a uma comunidade que mudou a minha vida?”, admite Colleen na Nota da Autora, impressa na segunda obra da duologia inspirada na história de abuso doméstico sofrido por sua mãe.

Todas as suas (im)perfeições, Verity, Até o verão terminar e O lado feio do amor também se revezaram entre os preferidos do BookTok nos últimos anos. Mas a comunidade do TikTok dedicada à leitura não aclama só autores. Jovens também viram leitores obstinados por histórias recomendadas por criadores de conteúdo literário.

Foi assim que a plataforma contribuiu para popularizar Amor & Gelato, escrito por Jenna Evans Welch e editado pela Intrínseca, outro título alçado ao status de best-seller em 2022 graças à plataforma. “Os nossos criadores têm um senso de comunidade, gerando oportunidade para que as pessoas expressem gostos pessoais e se sintam parte de um grupo”, comenta Mari Lima, líder de relacionamento com a comunidade do TikTok no Brasil.

@galerarecord

Até a gente tá correndo atrás de “É assim que começa” 👀 #BookTokBrasil #BooktokBr #ColleenHoover #ItEndsWithUs #eassimquecomeca #cohobooks

♬ No Matter How Hard We Try - Moon

Além de compartilhar melhores práticas, a plataforma lançou o Programa Criativo TikTok Beta, solução que prevê requisitos para monetizar conteúdo. A publicação de vídeos originais com mais de um minuto de duração é um deles. Qualidade, receita, métricas e análises de desempenho também são disponibilizados por meio de um painel de controle. “O sucesso dos criadores acontece quando são criativos e autênticos, e a gente trabalha para garantir os recursos necessários”, garante Mari.

No universo dos livros, criadores de conteúdo apresentam a obra, conectando cultura e entretenimento. “O TikTok é mais um meio que proporciona a democratização e o incentivo desse hábito. É um clube do livro de alcance global”, define Mari. Essa parte da história do TikTok começou a ser escrita em meados de 2020.

A virada de página não tardou, e hoje a explosão de visualizações das hashtags BookTok (103 bilhões), Booktokbrasil (12,4 bilhões), Booktoker (9,6 bilhões), Booktokbr (1 bilhão), Booktiktok (836 milhões) e Booktokclub (289 milhões) pontua o sucesso da plataforma.

Mari Lima, do TikTok: senso de comunidade forma clube do livro de alcance global (Divulgação)

“Booktokers e booktubers ajudam a pautar tendências dentro e fora das redes. O caso da obra da autora norte-americana Colleen Hoover é um exemplo de uma tendência: os nativos digitais devem seguir explorando e pautando as buscas neste ano”, prevê Ricardo Perez, gerente-geral de livros da Amazon.com.br. O executivo reconhece a importância das redes sociais nos hábitos de compra.

“Conteúdos que viralizam e influenciadores que sabem comunicar as suas preferências estão direcionando o comportamento de compras, inclusive na Amazon, como vimos na lista de livros mais vendidos em 2022, com a comunidade de booktokers”, atesta Perez.

Empurrão
O fenômeno consolida o incentivo à leitura entre jovens e adultos. A Amazon apoia a criação de conteúdo por meio do Portal de Associados, canal utilizado para realizar a comunicação de ofertas e cupons. No Brasil desde 2012, a marca, que tem a sua origem nos livros, começou ofertando 13 mil títulos em português com os dispositivos Kindle e e-books, além da ferramenta de autopublicação Kindle Direct Publishing.

Ricardo Perez, da Amazon: democratização da leitura e aumento da bibliodiversidade (Divulgação)

Em 2014, iniciou a venda de livros físicos, com 150 mil títulos em português. “Hoje, são milhões de títulos, impressos e digitais, incluindo mais de 650 mil em português”, conta Perez. Em 2017, a expansão alcançou a montagem de um marketplace e, dois anos depois, veio o lançamento do primeiro centro de distribuição próprio em Cajamar (SP), além de novas categorias e programas de benefícios. Hoje, são 12 centros de distribuição espalhados por todo o país.
Mesmo sem abrir números, Perez nota a receptividade dos brasileiros.

“Enxergamos uma enorme importância no incentivo à leitura, independentemente do formato. A leitura é essencial para uma sociedade saudável, e nossa missão é inspirar os leitores, tornando-a mais fácil”, observa Perez.

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(Crédito: Upklyak/Freepik)