Plataformas menores de e-commerce priorizam PMEs
Soares: e-commerce ganha força com a crise, mas precisa ser inteligente
A maior parte da receita do e-commerce no Brasil ainda está concentrada nas mãos de poucas empresas. De acordo com o 32º WebShoppers, divulgado na semana passada, 50 sites detêm 86% do faturamento do setor, enquanto o restante fica na mão de lojas menores. Pensando em atender esta fatia do mercado, no segundo semestre do ano passado o empreendedor carioca Alfredo Soares lançou a Xtech Commerce, uma plataforma de e-commerce e marketing para pequenas e médias empresas e startups. A plataforma já movimenta R$ 3 milhões em produtos vendidos mensalmente a partir de mais de 4 mil lojas virtuais criadas e hospedadas em seu sistema.
Com o crescimento acelerado, a expectativa é chegar ao final de 2015 com 10 mil lojas – uma média de 30 criadas por dia. No caminho, surgem desafios como a mortalidade prematura de algumas lojas e os concorrentes chineses – de acordo com o relatório WebShoppers divulgado no início do ano, dos 67% dos brasileiros que adquiriram produtos em sites internacionais no ano passado, 55% realizaram a última compra em um site chinês.
“O digital permite chegar ao cliente mesmo em momentos de crise, quando ele sai menos de casa, vai menos ao shopping. A estratégia de e-commerce já é uma das principais para superar a crise, mas precisa ser de forma inteligente”, comenta Soares. “O que atrapalha um pouco o desenvolvimento do e-commerce brasileiro são as lojas chinesas”, confirma.
Para solucionar o primeiro caso, a Xtech iniciou parceria com a unidade de negócios SuperPME da agência de marketing de performance Best. A ideia é ajudar pequenas e médias empresas a estruturar e implementar vendas multicanal e automação de marketing de forma profissional, além de divulgação das lojas por meio de marketing digital e campanhas otimizadas. A parceria com agências, aliás, está na estratégia de expansão da Xtech, que já trabalha com nomes como Marketing Shop, SW Interativa, Guia-Se e Estúdio RS.
“Conseguimos desenvolver uma solução muito focada no profissional que trabalha com e-commerce. Temos um programa de parcerias com agências, que acabam ganhando muito em relação à tecnologia. De uma forma simples, as agências conseguem desenvolver seus projetos de e -commerce usando toda sua criatividade e conhecimento em design, sem necessariamente precisar de um desenvolvedor ou uma área de tecnologia muito forte”, explica Soares.
Outra característica da Xtech para atender à expectativa dos clientes PME é o relacionamento próximo, que inclui canais de atendimento e suporte para ajudar o lojista em todas as etapas, desde a criação até o lançamento do site, além do desenvolvimento de campanhas e promoções.
Soares conta, ainda, que há planos de viabilizar soluções premium de e-commerce para empresas maiores. Com tecnologia disponível para o projeto, a Xtech garante acompanhar as tendências do mercado e atender o setor PME proporcionando aos clientes soluções alinhadas ao movimento do mercado – como o desenvolvimento de sites responsivos, já comuns às grandes lojas, para acompanhar o crescimento das vendas via mobile. BB