Podpah: “Queremos fazer coisas plurais, não só mesacast”
Criado em setembro de 2020, o Podpah já soma quase 300 episódios. A atração tem atualmente a média de 90 milhões de views no YouTube e alcançou 1 bilhão de visualizações na última semana de novembro. O conteúdo é apresentado por Igor Cavalari, o Igão, e Thiago Marques, o Mítico, que já tinham uma trajetória de vídeos para internet. Entre as marcas que já firmaram parceria estão Habib’s, iFood, Brahma, Guaraná Antarctica, Vans, Centauro e Kenzie Academy.
Um dia após a entrevista ao PROPMARK, o programa alcançou novas marcas. A dupla recebeu o ex-presidente Lula e teve pico de 292.325 espectadores simultâneos, atingindo o maior número de visualizações simultâneas de um podcast brasileiro no YouTube na história (antes tinha sido o Podcats, com 290 mil). A conversa de 2h30 de conteúdo foi também a maior audiência da história do canal e tem atualmente 6,7 milhões de visualizações.
A seguir, a dupla de hosts fala um pouco sobre o crescimento em apenas um ano, seu envolvimento criativo no projeto e trabalho com os patrocinadores. “Todas as marcas que chegaram até hoje se identificaram com a gente”. Acompanhe.
UM ANO
Igão: Se parar para pensar em um ano, é quase um episódio por dia sem folgar. É muito legal saber que nesse tempo a gente conseguiu fazer muita coisa. Fomos o Top 2 de criadores do Brasil no YouTube, porque entregamos muito. A gente se encontrou nisso. Estamos muito felizes.
YOUTUBE
Mítico: A gente está sempre se renovando, se atualizando. Quando a cena do podcast estava começando percebemos isso e decidimos criar o PodPah aqui no Brasil. Tivemos a sorte de pegar o feeling da parada.
PRIMEIRA PARCERIA
Igão: A primeira grande marca que apostou na gente foi o Habib’s. Foi muito orgânico. Estávamos fazendo um episódio e tínhamos pedido Habib’s, tem um aqui perto e todo mundo gosta. Chegou e, no meio da conversa, todo mundo morrendo de fome, aí o Mítico soltou um bordão Habiiiiib’s. E os caras viram e quiseram conversar com a gente. Começamos em fevereiro deste ano.
INTERNET
Igão: Antes do podcast, quando comecei na internet, para trabalhar com grandes marcas demorou. Quando começou o PodPah a gente também via que não tinha grandes marcas nos podcasts. Creio que o PodPah trouxe isso de que era possível fazer projetos com grandes marcas.
CRIANDO JUNTOS
Mítico: Acho que nem a gente sabia como implementar em podcast. Fomos aprendendo. As marcas hoje já chegam propondo colaboração, não como era antigamente, que era tudo determinado.
PROJETOS DIFERENTES
Igão: Fomos cobrir a final da Libertadores no Uruguai, estávamos com várias marcas lá. Dia 11 de dezembro vamos fazer o segundo episódio de 24 horas, com muitas marcas também, o primeiro foi em março. Focamos nesses projetos porque é como a gente consegue se diferenciar. Vamos cobrir também a final da Copa do Brasil em Curitiba (PR). Mês que vem vamos lançar a nossa loja de roupas. Sempre pensamos em fazer coisas plurais, não só o mesacast.
VONTADE DE FAZER
Igão: Queríamos fazer um daqueles comerciais superproduzidos na TV, aquelas coisas gigantescas. Queremos fazer cada vez coisas mais diferentes, não só inserções.
ENVOLVIMENTO CRIATIVO
Mítico: Nos envolvemos em tudo. Principalmente na escolha de convidados. Isso não vai mudar. Nunca a produção vai chamar alguém que a gente não queira. Eles sugerem, mas todos passam pelo nosso crivo.
ESTRUTURA E PESQUISA
Igão: Somos em torno de 20 pessoas. Todo mundo se ajuda, a gente sempre troca ideia. Pesquisamos sobre os convidados. É legal saber algumas coisas, mas não tudo, senão você não se emociona, não interage.
IDENTIFICAÇÃO COM PARCEIROS
Mítico: Acho que todas as marcas que chegaram até hoje se identificaram com a gente. Fica uma divulgação natural, porque encaixa com a gente e o nosso público.
CANCELAMENTO NO FLOW
Igão: Você está sujeito. Mas creio que se você é convicto nas suas ideias e não age de uma forma errada ou ruim, vai acontecer isso, mas logo vão perceber que não cabe a você. Somos bem tranquilos com isso.
RESPONSABILIDADE COM VOZ
Mítico: A gente sabe o poder de fala que a gente tem. É preciso tomar cuidado.
ORIGENS, PERIFERIA E DINHEIRO
Igão: Temos total noção do que estamos fazendo. A gente sempre se reúne para manter o pé no chão, porque foi uma reviravolta muito gigantesa nesse um ano aí. Às vezes pode parecer muito fácil fazer storie e receber por isso, mas tem todo um trabalho por trás que nos qualificou a ganhar dinheiro em 40 segundos.
ROTINA DIÁRIA
Mítico: A gente trabalha duro. Pelo nosso jeito brincalhão, às vezes a galera não entende que a gente trabalha muito. Mas a gente está aqui todos os dias trabalhando, se desgastando. O mental cansa. Não é só abrir e sair falando. Precisa pensar, fazer uma boa linha de raciocínio, uma boa condução, fazer boas perguntas e deixar o clima agradável.
PODCAST PÓS-PANDEMIA
Igão: A maior preocupação é se continuar essa pandemia. Ninguém aguenta mais. Vamos nos reinventar para continuar relevantes. É importante também desfrutar tudo isso.
NOVIDADES
Mítico: Janeiro tem algo bom.
Veja a íntegra da conversa.