Pokémon Go tem alto índice de reconhecimento no Brasil

Divulgação

Enfim, o aguardado game Pokémon Go está disponível para celulares e tablets com iOS e Android no Brasil. O jogo chegou ao país nesta quarta-feira (3) e já causa alvoroço entre os aficionados por games, despertando a curiosidade de muita gente.  

Uma pesquisa online realizada pelo PiniOn, nos últimos dias 27 e 28 de julho, mostra que o Pokémon Go  tem alto índice de reconhecimento entre os entrevistados:  90% de todos os entrevistados já ouviram falaram sobre o jogo com realidade aumentada.

 Na pesquisa do PiniOn, para 51% dos entrevistados que já ouviram falar do jogo Pokémon Go, o sucesso dele vem da tecnologia de realidade aumentada; para 35%, da popularidade do desenho animado e dos personagens do Pokémon; e, para 10%, da propaganda envolvida.

De acordo com a sondagem, 45% das pessoas que disseram conhecer o jogo se interessaram por baixar o aplicativo; e 39% disseram que estão ansiosos para isso.

Em comunicado publicado na página de Pokémon Go no Facebook, a Niantic anuciou a chegada do game aos mercados da América do Sul (que inclui o Brasil) e América Central: “Pegue os tênis e Pokébolas, e prepare-se para explorar o mundo ao seu redor. Estamos empolgados em colocar Pokémon Go oficialmente nas mãos dos nossos fãs latino-americanos, visitantes e atletas Olímpicos no Rio!”.

O jogo se tornou febre mundial. O game integra o mundo virtual e o mundo real por meio do GPS, em que os jogadores caçam os pequenos monstros pela cidade. 

O PiniOn realizou a pesquisa sobre o Pokémon Go com 1770 pessoas de todo o país que compõem a base do PiniOn (usuários de smartphone com mais de 18 anos de idade). 

Ainda segundo a pesquisa,  86% acham que o jogo pode expor as pessoas a perigos nas cidades brasileiras mais do que o que vem acontecendo em cidades de outros países onde o jogo já chegou. 

Marcas

Especialistas apontam oportunidades de comunicação para as marcas aproveitarem o sucesso do game. As empresas podem, por exemplo, oferecer algum tipo de oferta envolvendo o jogo. A Niantic Labs, que desenvolve o jogo, já falou que pretende implementar a possibilidade de marcas pagarem para ter Pokéstops em seus negócios, abrindo possibilidades interessantes de negócios.

Em Boston, a empresa de aluguel de carros Zipcar ofereceu um dia de caronas grátis para os jogadores ao redor da cidade. A Netflix também embarcou no sucesso de Pokémon para divulgar a nova temporada de “Narcos”. O primeiro trailer foi divulgado no Facebook com a seguinte frase: “Capturar Pokémon é moleza, quero ver capturar o Patrão. Segura essa temporada, DEA!”.

O app está disponível em mais de 30 países, entre eles Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e grande parte da Europa.

Veja como o game funciona: