Política e eleição: relembre as vezes em que as marcas apostaram nas temáticas

Último anunciante a falar sobre o assunto, o Burger King convidou adolescentes a pensarem na importância do voto

Se pelas bandas de Brasília, o clima eleitoral já toma conta dos corredores, na publicidade, algumas marcas começam a abordar a temática política em suas campanhas e ações. Nesta quarta-feira (6), o Burger King resolveu convidar os adolescentes a pensarem sobre a importância de votar nas eleições de 2022.

A campanha procurou seguir um movimento que já estava acontecendo entre artistas e personalidades brasileiras nas redes sociais e que foi puxado recentemente pelo TSE por meio da Semana do Jovem Eleitor. No vídeo criado pela David, o BK pergunta aos consumidores: “Você gosta de votar em reality show?” e então questiona: “Então por que não faz isso nas eleições?”.

Essa, no entanto, não foi a primeira vez em que a rede de fast food falou sobre o assunto em suas campanhas. Nas últimas eleições presidenciais, realizadas em 2018, o Burger King lançou o Whopper em Branco.

O filme, assinado pela mesma David, mostrou uma urna eletrônica personalizada em que os consumidores puderam escolher se votariam em algum candidato ou em branco. Ao final da ação, quem votou em branco recebeu em primeira mão o Whopper em Branco.

No pleito de 2020, quando os eleitores escolheram prefeitos e vereadores, o BK apostou na ação 'Cupom Democrático', na qual os consumidores que apresentaram algum santinho político, de qualquer candidato, ganhavam descontos em produtos selecionados pela marca. A ideia da campanha, idealizada pela agência Ginga à época, era alertar para a quantidade de material político jogado nas ruas e avenidas das cidades.  

Mas não é de hoje que política e eleições são temas abordados na publicidade, e a Bombril que o diga. Carlos Moreno, garoto propaganda da marca por muitos anos, deu vida a vários presidenciáveis, em um tempo onde a polarização política não era tão grande como nos dias atuais.

Em 2018, a Nextel se inspirou nos debates eleitorais em uma ação. O filme, protagonizado por João Côrtes, destacava os principais diferenciais da Nextel do ponto de vista da satisfação do cliente.

Outro exemplo, a Ben & Jerry's chegou a oferecer desconto de 10% aos consumidores que apresentaram o título de eleitor nas eleições de 2018. Além disso, a empresa ainda mudou o nome do sorvete de 'Cone Sweet Cone' para 'Vote Sweet Vote'.

Veja outras campanhas que usaram eleições e políticas como tema: