Por Copa, Nike monta “Casa Fenomenal” no Rio de Janeiro
Assim como a Budweiser, que anunciou recentemente que terá uma mansão em São Paulo (leia mais aqui) e um hotel no Rio de Janeiro para receber convidados durante a Copa do Mundo, a Nike anuncia essa semana oficialmente a sua “Casa Fenomenal”. O espaço de 3.800 metros quadrados fica localizado no Armazém 6 do Cais do Porto, na zona portuária do Rio, para receber convidados e realizar eventos.
Entre as ações está uma exposição sobre a evolução das chuteiras da marca e a história das camisas da seleção brasileira, além da exibição dos uniformes das 10 seleções Nike que jogarão este ano no Brasil. “Queremos proporcionar aos apaixonados pelo esporte experiências inesquecíveis. Na ‘Casa Fenomenal’ vamos combinar inovação em produto com os melhores atletas e as ações publicitárias mais conectadas da atualidade”, disse Henry Rabello, vice-presidente de marketing da Nike.
Personalidades, atletas nacionais e internacionais, assim como alguns grandes nomes da música brasileira marcarão presença por lá. A Casa estará aberta para convidados entre 7 de junho e 12 de julho, sempre aos sábados. O visitante é recebido em “tapete amarelo” ao entrar na casa e passa por um túnel cheio de ilustrações e frases criativas inspiradas na campanha “Arrisque Tudo”, lançada mundialmente no dia 25 de abril.
A primeira estação é a exposição da genealogia completa das chuteiras Nike, criadas com especificações de atletas como Ronaldo, Neymar, Cristiano Ronaldo, Iniesta e David Luiz, desde a criação da Tiempo Premier, em 1994, até as chuteiras que estarão em campo no Brasil. Em áreas para teste, o visitante poderá calçar as recém-lançadas chuteiras de cano médio Magista e Mercurial Superfly e ser desafiado por um painel digital a completar exercícios baseados nos conceitos de criação dos novos modelos: criar ataque e velocidade. O painel mantém um ranking de resultados e os participantes podem competir com amigos.
Um dos destaques da casa é a quadra de futebol interativa. Com um painel eletrônico que funciona como narrador, ela apresenta sons de torcida e ambientação típicas de um estádio de futebol em final de campeonato. A cada gol ou jogada de efeito, grafismos e fotos com perfis dos jogadores serão exibidos em tempo real –sSimultaneamente às peladas, rodas de samba, batalhas de freestyle e outras atividades culturais farão parte da programação. Também haverá no espaço mesas de totó e videogames.
Os uniformes das 10 seleções parceiras da Nike – Brasil, França, Holanda, Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, Coreia do Sul, Croácia, Grécia e Austrália – estarão expostos. Vale destacar que os modelos usam tecido feito de garrafas plásticas recicladas e trazem detalhes gráficos inspirados na cultura de cada um dos países.
A Nike convidou artistas – Bruno Big, Marcelo Ment, Pamela Castro (Anarkia), Ananda Nahu – para criarem painéis gigantes com a releitura de camisas históricas da seleção. Os convidados da Casa também terão acesso a uma exposição de fotos de jogadores da seleção brasileira, retratados pelo fotógrafo inglês Antoniou Platon, que esteve no Rio em 2013. Os visitantes terão à disposição um estúdio fotográfico completo com a camisa canarinho, para que cada um possa tirar sua foto, que será enviada ao time de Felipão como forma de motivação. Também serão enviadas todas as fotos que forem postadas e autorizadas nas redes sociais com #ouseserbrasileiro.