Por inclusão, pontos turísticos e paisagens naturais começam a "ser escutadas" no Rio de Janeiro
Projeto de audiodescrição “Escute Seu Caminho” se propõe a traduzir os cenários para pessoas cegas e com baixa visão
A Biblioteca Nacional, o Teatro Municipal e o Museu do Amanhã e as paisagens naturais que tornam o Rio de Janeiro um das cidades mais bonitas do mundo ganham novas perspectivas para pessoas cegas e com baixa visão. Pelo menos, essa é a ideia do Grupo CCR e do VLT Carioca com “Escute Seu Caminho”, projeto de áudiodescrição que se propõe a traduzir os cenários para os moradores e turistas que visitam a cidade.
A iniciativa, disponível em plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Amazon Music, foi introduzida na linha 1 do VLT. Para a elaboração do projeto, criado pela agência Talent Marcel, foram selecionados os pontos turísticos e trechos com mais atrativos do trajeto.
Na sequência, os principais monumentos foram descritos em detalhes, como o estilo arquitetônico, a quantidade de janelas, a altura, entre outros pontos; e, então, entraram os efeitos sonoros, criando uma experiência imersiva. O projeto contou com a orientação de Marcos Lima, criador do “Histórias de Cego”, o maior canal brasileiro para cegos e pessoas com baixa visão.
“Escutar a descrição detalhada de belezas naturais, prédios históricos e pontos turísticos, que ficam no entorno de nossas paradas e estações significa reduzir diferenças que limitam o pleno exercício da cidadania. É muito gratificante operar um sistema que permite essa experiência aos nossos usuários”, Paulo Ferreira, Diretor Presidente do VLT Carioca.
A ação é acompanhada por um plano de divulgação que inclui spots em rádio e nas plataformas de streaming, anúncios nas televisões internas dos trens e nos mobiliários urbanos das estações.