Por que empresas de conteúdo digital apostam em Out Of Home?
A eficiência da mídia Out of Home (OOH) vem aumentando à medida que os moradores de centros urbanos ficam mais tempo fora de casa: atualmente as pessoas passam em média cerca de 7 horas por dia expostas aos painéis OOH. E este tem sido um dos pilares da estratégia de marketing de companhias como Fox, Netflix, Hulu, Skye Amazon Prime Video, entre outras que apostam em propaganda offline para aumentar sua audiência e reforçarsua marca.
A evolução da midia OOH reforça os rumores publicados pela Reuters sobre a possível oferta da Netflixde US$ 300 milhões para compra da Regency Outdoor Advertising, empresa especializada em OOH. Se essa operação se concretizar, a provedora de entretenimento aumentaria seu domínio, contando com espaços privilegiados e prioridade para programar sua mídia.
Atualmente, a estratégia para atingir o público é a geração de conteúdo de entretenimento porque hoje são os consumidores que escolhem o quê assistir e quando assistir. Nesse ambiente On Demand, a publicidade exterior permite que as marcas se mantenham mais próximos dos consumidores seja no momento das compras, a caminho do trabalho, ounos traslados emgeral. O meio OOH é um sistema de comunicação de massa mas, ao mesmo tempo, com recursos de segmentação. Essa vantagem de segmentação, aliada ao formato simples e efetivo dos dispositivos digitais, criou uma sinergia viralizadora que permite ao usuáriover a mensagem, postá-la nas redes sociais com a hashtag indicada no anúncio e até acessar uma loja virtual para comprar o produto anunciado.
Um exemplo claro dessa dinâmica é a campanha que a Fox desenvolveu no México para o lançamento do appFox+, no começo do ano de 2018. A estratégia de comunicação para a mídia OOH se estruturou em três fases: primeiro a divulgação do novo aplicativoe seu preço (buscando gerar awareness), na sequência a divulgação de séries (completando o engajamento) e finalmente o estímulo para que o usuário baixasse o app e assinasse o canal.
Para percorrer todas essas etapas, a cidade se converteu num canal de conteúdo e entretenimento, com pontos para conexão nos centros comerciais e estações de metrô. A ação contou com uma sinergia entre OOH e mobile, para que os usuários conseguissem baixar o app e dessa forma tornar o app mais conhecido, atingindo mais de 1.600 mil usuários e conquistando um recall de mais de 70%.
Os benefícios da sinergia dos meios trancendem inclusive a publicidade. Por exemplo, na pior crise de credibilidade do Facebook, seu fundador Mark Zuckerberg escolheu publicar seu comunicado nas páginas do New York Times. Esse foi o mesmo jornal que publicou a denúncia do caso Cambridge Analytica no qual a imagem da empresa ficou seriamente comprometida. Do mundo da tela e da tela para o mundo, a associação entre ambas esferas é sólida e demonstra que trará benefícios para todas as partes.