Por que o anúncio da American Eagle com Sydney Sweeney causou polêmica nas redes
Anúncio com a atriz é acusado de reforçar ideias ligadas à eugenia e objetificação feminina
A nova campanha da American Eagle, estrelada pela atriz Sydney Sweeney, gerou repercussão nas redes sociais ao explorar um trocadilho entre as palavras 'jeans' (calça jeans) e 'genes' (material genético). No vídeo, a artista afirma que suas calças são azuis, em referência à peça de roupa e à cor de seus olhos, enquanto o narrador afirma que ela tem 'ótimos jeans' — frase que também pode ser entendida como 'ótimos genes'.
Para parte do público, a escolha linguística associada à imagem da atriz (loira, branca e de olhos claros) remete a padrões de beleza considerados excludentes e reforça mensagens históricas associadas à eugenia. Em outro momento, a palavra 'genes' aparece riscada e substituída por 'jeans' em uma placa, gesto que não foi suficiente para evitar as interpretações negativas.
Debate sobre estética e causas sociais
Além do trocadilho, a campanha foi criticada pelo conteúdo visual. Imagens e vídeos mostram Sydney Sweeney com roupas justas, decotes e poses consideradas sensuais. Internautas e críticos apontaram que isso entra em conflito com a proposta da ação, que destina parte da renda para uma organização de apoio à saúde mental e vítimas de violência doméstica.
essa propaganda é muito mais que sexualização, é eugenia passando despercebida.
— alejandra (@barbaracle) July 25, 2025
o slogan "sydney sweeney has good jeans" parece falar "good genes", insinuando que ela tem bons genes.+ https://t.co/CPNOksfeOB
aterrorizada com a campanha da sydney sweeney. o timing é terrível porque é proposital mesmo, publicidade depende de contexto pra funcionar. a interpretação problemática é absolutamente a intenção de quem criou a campanha. eles querem apelar pra um público específico, e conseguem
— dora guerra (@goraduerra) July 28, 2025
queria muito que essa campanha da sydney sweeney fosse apagada pq além de reforçar o estereótipo da mulher americana branca loira de olho azul, força uma sexualização gratuita (e não é a primeira campanha que ela faz isso) que gera desconforto e favorece o público masculino https://t.co/7TOAIsd5Zs
— gi ✠ (@gcovinhas) July 26, 2025
O público ainda questionou a coerência entre o tom da campanha e a causa social envolvida e também levantaram a possibilidade de a marca ter optado por uma estratégia provocadora com o objetivo de viralizar nas redes.
Até o momento, nem a American Eagle nem Sydney Sweeney se manifestaram sobre a repercussão.