Por que os profissionais de marketing devem compreender Martech?

Se você ainda não ouviu o termo Martech é bom ir se acostumando com ele. Profissionais de marketing, agências e empresas devem ficar com o radar totalmente ligado. Explico. Martech é a aplicação de tecnologia na criação de ferramentas de marketing, com o intuito de melhorar a performance das mais diversas iniciativas de aproximar as marcas de seus consumidores.

As pessoas estão utilizando mais tecnologias em suas vidas. A formação de opiniões, realização de pesquisas e muitas decisões de compras são feitas online, seja por meio de um computador pessoal, smartphone, tablet e afins. Toda essa tecnologia presente em nossas vidas e das empresas gera uma enorme quantidade de dados que, se bem analisados, originam informações muito relevantes para a tomada de decisões dos times de marketing das companhias.

Cada vez mais equipes de marketing trabalham em conjunto com TI. E essa realidade sustenta o crescimento da demanda por Martech, que utiliza dados de várias fontes para engajar o cliente da forma mais pessoal possível, ou seja, customer oriented. Alguns trabalhos estão sendo realizados no Brasil, mas essa vertente ainda é pouco explorada. Grandes marcas já despertaram para essa realidade e colhem bons frutos. Porém, outros países, como os Estados Unidos, já estão bem adiantados. Lá, por exemplo, existe forte tendência de os departamentos de marketing estar dando mais atenção e direcionando seus orçamentos para atividades envolvendo marketing e tecnologia.

Segundo pesquisa realizada pelas empresas DataXu, Morar Consulting e WithPR feita com 532 dirigentes de marketing dos Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido, mais de dois terços desses profissionais já compreendem que a junção de tecnologia e marketing é fundamental para o sucesso de seus negócios. Em breve teremos números similares por aqui também.

Temos que compreender que marketing e tecnologia não concorrem: se completam. A expertise dos profissionais de marketing em gerenciar os resultados de campanhas táticas e pontuais quando conectada aos recursos de tecnologias vão muito além e são capazes de entregar resultados sólidos e mensuráveis para tomadas de decisões amplas e holísticas para os clientes. É tudo junto. O marketing está se tornando uma disciplina baseada fundamentalmente em tecnologia, dados e demais análises técnicas. Não temos como voltar atrás, esse é o presente e o nosso futuro.

Charles Betito Filho é COO da Hive Marketing Technology