"'Porque você vale muito' é um chamado profundo"
Maira da Matta, diretora de L'Oréal Paris no Brasil, reflete sobre o slogan, criado em 1971 pela McCann, que continua relevante para a marca
Lançado em 1971 pela agência McCann, o slogan 'Porque você vale muito', da L'Oréal Paris, buscava refletir o contexto social e cultural da época, que foi marcado pela ascensão do movimento feminista. "A copywriter Ilon Spech, única mulher na equipe criativa da agência, capturou o espírito da época e desafiou os padrões publicitários que colocavam a mulher sempre em lugar de objetificação. Ela tinha o briefing de vender uma coloração para o cabelo que era um pouco mais cara, mais tinha resultados cosméticos muito melhores. E foi assim que ela colocou pela primeira vez uma mulher em primeira pessoa explicando porquê ela gostava mais daquela coloração em especial e que valia a pena gastar um pouco mais, por que ela valia muito", diz Maira da Matta, diretora de L'Oréal Paris no Brasil.
O slogan permanece intacto até hoje, refletindo a continuidade da parceria da McCann com a L'Oréal Paris. Mas o sucesso e a longevidade do slogan se devem, em grande parte, à sua habilidade em se conectar emocionalmente com as mulheres ao redor do mundo, independentemente de sua origem, raça ou cultura.
"'Porque você vale muito' é um chamado profundo para que cada mulher possa reconhecer o seu próprio valor. Em poucas palavras, transmite uma mensagem poderosa de autoestima e valorização pessoal. E L'Oréal Paris tem um papel muito importante a desempenhar num contexto em que as mulheres ainda têm que lutar pelos seus direitos. Apesar de mais de 50% da população mundial acreditar que já avançamos o suficiente na promoção do direito das mulheres, nenhum país no mundo alcançou a paridade entre homens e mulheres e, se continuarmos nesse ritmo, isso ainda vai levar mais de 140 anos", destaca Maira.
Com o passar das décadas, a marca conseguiu adaptar a comunicação do slogan sem alterar sua essência. A frase permaneceu a mesma, mas a maneira de comunicá-la se transformou para refletir as conquistas femininas e as novas demandas sociais.
"Na década de 1970, a mensagem era revolucionária por colocar a mulher como protagonista da sua própria narrativa, incentivando-a a reconhecer seu valor em uma época em que a sociedade tentava ditar como ela deveria ser e se comportar. Nas décadas seguintes, acompanhamos as conquistas femininas no mercado de trabalho, a luta por igualdade de direitos e a busca por representatividade", explica a executiva. "A L'Oréal Paris passou a dar mais voz à diversidade feminina em suas campanhas, mostrando mulheres com diferentes tons de pele, tipos de corpo, estilos de vida e idades. Abordamos temas como empoderamento, autoestima, sororidade e igualdade de gênero de forma mais explícita. A linguagem também evoluiu. Hoje, nos conectamos com as mulheres através das redes sociais, criando diálogos mais próximos e personalizados", complementa.
A integração do slogan 'Porque você vale muito' nas estratégias de marketing da L'Oréal Paris se deu de forma profunda. Ele não só esteve presente nas campanhas publicitárias da marca, mas também orientou a escolha de embaixadoras e porta-vozes. "Tais Araújo, nossa porta-voz há 15 anos, é a quintessência do que representa ser feminina e feminista para L'Oréal Paris. Além disso, nossa narrativa vem cada vez mais se adaptando a uma linguagem empoderadora e inclusiva, abordando temas relevantes para as mulheres, como autoestima, independência, representatividade", afirma Maira.
Além disso, campanhas recentes, como a institucional 'Porque você vale muito', trouxeram histórias de mulheres inspiradoras, celebrando a diversidade e fortalecendo o empoderamento feminino. "Manter essa consistência por mais de cinco décadas apresentou seus desafios. Em um mundo em constante mudança, com novos canais de comunicação e diferentes gerações de consumidoras, a L'Oréal Paris precisou se reinventar sem perder sua essência. Um dos desafios foi comunicar a mensagem de forma autêntica para as novas gerações, que consomem informação de maneira diferente. As redes sociais trouxeram novas possibilidades de diálogo e interação, mas também exigem uma linguagem e uma abordagem mais personalizadas", reflete a diretora.
A L'Oréal Paris também tem incorporado o slogan em suas ações sociais, como na campanha 'Stand Up contra o assédio', em parceria com a ONG Cruzando Histórias. Por meio dessa iniciativa, a marca oferece treinamentos gratuitos para capacitar as pessoas a lidarem com o assédio e promoverem ambientes mais seguros e respeitosos.
Para o futuro, a marca planeja continuar investindo em comunicação e eventos que fortaleçam a sua identidade e ampliem sua mensagem de empoderamento feminino. "Estamos falando de uma marca que há mais de meio século fala sobre empoderamento feminino. Construir o futuro é uma grande responsabilidade, mas é também a maior oportunidade para criarmos uma marca forte e que possa continuar impactando a sociedade. Uma marca do tamanho de L'Oréal Paris tem realmente o poder de mover a sociedade", finaliza Maira.