Porto Alegre é Top revela as marcas mais lembradas

O prêmio Top of Mind Porto Alegre marcou o aniversário de 243 anos da capital gaúcha, nesta quinta-feira (26). A pesquisa, de autoria da revista Porto Alegre é Top, do Grupo Amanhã, mostra as marcas e empresas mais lembradas da capital e busca desvendar aquelas que geram vínculo e relacionamento com o consumidor.

Segundo Jorge Polydoro, diretor-geral do grupo, o Top of Mind, com as marcas do Rio Grande do Sul, é realizado desde 1991, mas essa é quarta edição voltada exclusivamente às marcas somente da capital gaúcha. Foram destacadas 70 categorias, distribuídas em cinco segmentos: comércio e lojas; educação e cultura; gastronomia e entretenimento; serviços; e personalidades.

Muitas empresas nacionais foram citadas, casos de Cinemark, na categorias Cinemas; CCAA, em Cursos de Línguas; Honda, em Revenda de Motos; entre outras. Porém, os gaúchos não abandonaram as marcas locais, caso da loja de artigos esportivos Paquetá, a loja de eletrodomésticos e eletrônicos Colombo e o supermercado Zaffari. E para tristeza dos colorados fanáticos pelo Internacional, o Grêmio foi o time de futebol mais lembrado.

“Porto Alegre tem uma vida cultural muito ativa. Têm produtos, estrelas, celebridades e serviços com relevância regional, além de uma história política importante. É o centro de uma região de mais de 4,2 milhões de habitantes e forte economicamente”, pondera Polydoro.

Dos 83 bairros porto-alegrenses, 76 integraram o estudo. O método utilizado é quantitativo e emprega  a mesma técnica do IBGE, por cota, retratando a população como um todo – sexo, idade e classe social. De 22 de outubro a 04 de novembro de 2014, foram realizadas 600 entrevistas com pessoas de 16 e 65 anos.

Segundo Ramiro Freire, diretor da Segmento Pesquisas Marketing, algumas marcas seguem vitoriosas nas suas categorias, demonstrando que já são bem características de Porto Alegre. Mas como o mercado é dinâmico, outras marcas seguem disputando a liderança ano a ano, além daquelas novas que estão ganhando mercado. “Os resultados são importantes para cada marca, pois trazem um retrato da tendência e do comportamento do consumidor gaúcho”, conclui.