Posse de Biden terá cobertura massiva da mídia
O democrata Joe Biden assume a presidência dos Estados Unidos ao lado da vice-presidente Kamala Harris nesta quarta-feira (20). A posse acontece às 14 horas em Washington com o evento “Celebrando a América”, apresentado por Tom Hanks com as participações de artistas como Lady Gaga, Bon Jovi e Jennifer Lopez já confirmadas.
O juramento de Biden, o 46º presidente dos Estados Unidos, acontecerá apenas com a presença de membros do Congresso e um acompanhante cada. A cerimônia organizada pela Comissão de Inauguração Presidencial, estruturada em um formato capaz de evitar aglomerações para conter a transmissão da Covid-19, será transmitida ao vivo pelas principais emissoras de TV norte-americanas e pelo YouTube da organização. Cerca de 15 em emissoras de TV de todo o mundo exibirão o evento.
Entradas ao vivo do Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, devem tomar conta também da mídia brasileira, incluindo equipes de reportagem dos canais de notícias das TVs fechadas, além da programação e dos telejornais dos principais canais abertos com desdobramentos em suas respectivas plataformas digitais.
A TV Globo, a GloboNews e o G1 trazem os detalhes da cerimônia e do clima na cidade. A correspondente Raquel Krähenbühl estará no pool de jornalistas que seguirá a comitiva de Biden. Segundo e TV Globo, é a primeira vez que uma repórter brasileira acompanha a cerimônia com esse acesso.
Os repórteres Tiago Eltz, Lucas Louis, Carolina Cimenti e Candice Carvalho trazem, ao vivo, durante todo o dia, nos telejornais da TV Globo e na programação da GloboNews, a movimentação em Washington, que segue com um forte aparato de segurança contra manifestações radicais.
De Nova York, os comentaristas Guga Chacra, Jorge Pontual e Sandra Coutinho analisam na GloboNews as expectativas para o novo governo, os discursos de Joe Biden e Kamala Harris na posse, as primeiras medidas do novo presidente e o que a mudança na Casa Branca representa para o Brasil.
O G1 fará a cobertura em tempo real, com imagens ao vivo de Washington. O portal preparou um material especial, com detalhes do evento, um mapa apresentando o trajeto que Biden percorrerá, um vídeo explicativo sobre a cerimônia de posse, quais devem ser os passos nos primeiros cem dias do novo governo, e o que muda na relação dos EUA com países como Irã, China, Coréia do Norte e Cuba. Em sua coluna, Sandra Cohen analisa os destaques do dia da posse e as expectativas para o futuro dos Estados Unidos e do mundo.
Já na TV Record, as correspondentes Evelyn Bastos e Luciana Camargo transmitem as notícias mais relevantes e acompanharão o passo a passo da transição do governo nos Estados Unidos. Também haverá uma equipe em Mar-a-Lago, na Flórida, novo endereço do antecessor de Joe Biden, Donald Trump, que não comparecerá à solenidade da posse.
A CNN Brasil também acompanha este momento histórico para os Estados Unidos com transmissão ao vivo.
Biden assume o cargo com o desafio de reunificar o País e aprovar o pacote de US$ 1,9 trilhão para recuperar a economia norte-americana. Questões ambientais, diversidade e representatividade das minorias também entram em uma pauta que ainda tem a Covid-19 como prioridade. As vacinas chegaram, mas os Estados Unidos enfrentam problemas de logística.
Conheça aqui as marcas que já manifestaram o seu apoio ao governo de Joe Biden.