PowerPlug reúne prestação de serviço e publicidade
A PowerPlug surgiu inspirada nas experiências de marketing de serviços que os sócios Fernando Gorayeb, Marcos de Luizi, Luis Palomares Filho e Daniel Canan presenciaram no exterior. A ideia era oferecer a possibilidade de as pessoas em trânsito carregar seus celulares e tablets, já que, em um mundo dependente da tecnologia, ficar sem bateria causa desespero em muita gente.
O totem desenvolvido pelos sócios carrega até seis celulares e um tablet em compartimentos individuais e trancados com senha. “Tínhamos dois desafios: um cultural, já que aqui não se tem o valor do gasto com energia; e outro de segurança, porque ninguém confiaria em deixar seu celular carregando em uma tomada sem estar ao lado”, explicou Gorayeb.
Para solucionar o primeiro problema, os sócios apostaram na publicidade aliando o serviço à mídia out of home. “É um modelo inovador: atrelar a prestação de serviço à publicidade”, contou Gorayeb.
Os totens têm 1,84 metro de altura e foram concebidos desta forma com foco na entrega publicitária. Há uma tela bem na altura dos olhos do usuário e um painel luminoso na parte de baixo. Um único anunciante pode envelopar todo o totem ou pode ser feito um revezamento de até 20 anúncios de 15 segundos na tela. Além disso, os totens também podem ser usados em eventos corporativos, com uso da marca institucional, por exemplo.
Segundo o sócio da empresa, usando a publicidade para pagar os custos, eles transformaram os pontos que recebem os totens em parceiros, pois não há custo para o estabelecimento. “Nós ainda repassamos um percentual da receita gerada com a publicidade para o ponto”, afirmou Gorayeb. A manutenção também fica a cargo da PowerPlug. Hoje são 122 totens espalhados em pontos estratégicos, que recebem formadores de opinião, ou de alta circulação.
Os principais anunciantes da PowerPlug atualmente são bancos, montadoras e operadoras de telefone. Para carregar seu aparelho, o usuário abre o compartimento disponível por meio de um teclado, conecta seu celular ou tablet no carregador e, ao fechar a porta, recebe uma senha randômica impressa. Só com este número ele poderá abrir a porta novamente e resgatar o aparelho. Os compartimentos são de acrílico antivandalismo para evitar furto e permitir a visualização pelo usuário. Os carregadores são compatíveis com a maioria dos aparelhos disponíveis hoje no mercado.
Foi investido R$ 1,5 milhão só em equipamentos para abrir a operação, no início de 2014. Hoje a empresa tem 15 funcionários, divididos entre promotores, supervisores, equipe comercial e desenvolvimento de produtos.