Prazer, Endrick: a relação da joia do futebol nacional com as marcas
Atleta que será apresentado ao Real Madrid neste sábado (27) conta com marcas como Natura, New Balance e Disney+
Endrick Felipe Moreira de Sousa se tornou uma estrela antes de se tornar maior de idade. Nascido em 2006 na região de Taguatinga, no Distrito Federal, e criado em Valparaíso de Goiás (GO), o atleta teve sua vida marcada mais pelos “nãos” do que pelos “sims”.
Tido como “joia do futebol brasileiro”, ele começou a jogar futebol aos quatro anos, chegou a ser considerado no São Paulo Futebol Clube, mas, por problemas na negociação, a proposta foi descartada, o levando até a Sociedade Esportiva Palmeiras, onde brilhou nas categorias de base e chegou ao time principal do clube aos 16 anos como um dos principais nomes do elenco em 2022.
Seis meses depois, Endrick foi vendido ao Real Madrid por um valor que é estimado na casa dos milhões de euros e se tornando uma das maiores transações esportivas brasileiras da história.
Devido ao artigo 19 do regulamento sobre status e transferência de jogadores (RSTJ) da Fifa, o futebol nacional ainda pôde contar com a presença do atleta até ele completar seus 18 anos — celebrado no último domingo (21). Agora, Endrick é oficialmente jogador do time espanhol e será apresentado para a torcida no Estádio Santiago Bernabéu, neste sábado (27).
Com 22 gols no time profissional do Palmeiras e três na Seleção brasileira, engana-se quem pensa que a “magia” do jovem atleta se estende apenas às quatro linhas do campo. Aos poucos, o mercado publicitário também enxergou o potencial comercial de Endrick e passou a convidá-lo para estrelar campanhas e produtos.
Atualmente, ele conta com contratos com marcas como Odontocompany, New Balance, Hypera, Disney+ e Natura, e, de acordo com Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, empresa de entretenimento que gerencia a carreira do Endrick, são esperadas novidades em outros quatro segmentos.
Prazer, Endrick
Segundo Freitas, os trabalhos em relação à imagem do atleta nesse mercado foram iniciados logo em 2022, ano em que muitos clubes mundiais cogitaram a contratação. “Naquele momento, em que foi definido que ele deixaria o Brasil assim que a legislação permitisse, já sabíamos que fazia sentido pesquisar e prospectar marcas e pessoas”, afirmou.
Foi neste ano, inclusive, que Endrick foi anunciado como embaixador da Odontocompany, ainda com 15 anos, em um evento realizado no Museu do Futebol. Na época, este era o primeiro contrato do atleta fora dos campos.
Agora, com o novo time e novo país como residência, Freitas conta que algumas coisas devem mudar nas negociações. “O valor dos vínculos já estabelecidos cresceu muito, como vai crescer o custo para quem quiser firmar outros por dois motivos. O primeiro é por ele integrar o elenco do clube mais vencedor e popular do mundo, o que faz dele interessante para várias marcas globais que não cogitam se associar a atletas que atuam no Brasil e segundo porque, fora do Brasil, a resistência ou mesmo rejeição que muitos torcedores de outros clubes brasileiros mantinham por ele, desaparece”, completou.
Mesmo assim, Fabio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports & Marketing, agência responsável pela gestão de contratos publicitários do jogador desde 2022, apontou que a tendência é que sejam fechados cada vez mais contratos com empresas globais.
"Os contratos internacionais são mais amplos no sentido da comunicação ter como estratégia chegar a vários mercados. A presença dele no Real Madri ajuda muito nesse sentido", ressaltou.
Wolff também explicou que o trabalho do atleta com as marcas é desenvolvido com base nas "premissas estipuladas no plano estratégico de imagem", que incluem contratos de longo prazo, número limitado de marcas e parcerias com storytelling, visando as relações orgânicas com trocas de atributos.
Sob uma visão generalista do mercado publicitário, o COO da Roc Nation completou a linha de pensamento destacando as dificuldades de se trabalhar a imagem de um futebolista nesse meio e a importância de um trabalho conciso, tanto no campo quanto fora dele, para se estabelecer.
"Os futebolistas que são atrativos para anunciar produtos que não sejam diretamente relacionados à prática do futebol são minoria. Hoje, por exemplo, no Brasil, não existem sequer cinco atletas que justificam investimento em uma campanha publicitária nacional, que se prolongue por mais de trinta dias. Posto isso, é razoável dizer que o sucesso no campo é uma condição necessária, mas distante de ser suficiente para que se converta em uma referência capaz de vender produtos ou fidelizar consumidores a uma marca", explicou.
Ele ainda completou revelando como esse trabalho é feito com o atleta, especificamente. "Procuramos continuamente mostrar ao Endrick que o que pensam e dizem sobre ele e, consequentemente, sobre o quanto vale o seu trabalho pode depender mais do que ele faz e não faz fora de campo do que dentro", concluiu.
Humildade e esperança
Para Amir Somoggi, especialista em marketing esportivo e sócio-diretor da Sports Value, existem alguns pontos que fazem com que o Endrick se torne um rosto interessante para o mercado.
“Eu acho a questão do Endrick muito interessante porque ele é um jogador que, como tantos, nasceu em uma família mais humilde e acabou explodindo muito jovem num time grande como Palmeiras. Isso faz com que ele já venha para o mercado meio preparado, como naquela entrevista em espanhol que ele deu, nos contratos com as marcas que ele está envolvido, nas entrevistas, no texto da Player's Tribune... Ele tem um preparo educacional e me parece ser um garoto que está preparado para brilhar como um grande astro no Real Madrid”, explicou Somoggi.
Com a transação e as expectativas altas dos brasileiros para verem Endrick e Vinicius Jr. atuando juntos pelo Real Madrid, Freitas acredita que a presença do atleta em um dos principais palcos do esporte se transforme em uma mensagem que combina talento, dedicação, humildade e esperança.