Precisamos falar sobre a busca por visibilidade do creator preto
A população preta é maioria no Brasil e você não se pergunta por que ela não é protagonista na internet brasileira? Embora pretos e pardos sejam 53,6% da população, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), não é estranho você passar horas e horas na internet e se deparar com meia dúzia de creators pretos no seu feed?
Você deve estar pensando: “Ah, mais falta creators pretos no Brasil”. Será mesmo?
Ao longo da minha jornada no mercado de marketing de Influência, conheci criadores de conteúdo pretos que falam com todos e sobre tudo (caso você ache que preto só fala de racismo e cabelo afro). Nomes como Esdras Saturnino, o primeiro Tiktoker preto nativo da ferramenta a atingir a marca de 1 milhão de seguidores; o Alê Garcia com seu podcast Negro da Semana que empodera as pessoas através da história de personalidades pretas do passado e do presente; Camilla de Lucas, a queridinha do Brasil com seu humor e o carão que só ela sabe fazer; Tia Má, uma jornalista baiana arretada que aborda temas como empoderamento feminino e autoaceitação; e temos até uma preta ensinando sobre finanças, né, Nath Finanças? E como disse o Djonga na canção ‘O Céu É O Limite’: “Se prepare pra ver preto sem matar e sem roubar no seu jornal”. E dessa vez, eles estão na bancada como a Maju Coutinho, na Rede Globo, e a Luciana Barreto, na CNN.
Pronto! Nem precisa me agradecer por te apresentar alguns creators pretos.
Que tal começarmos a colocar mais pretos no feed do Instagram, Facebook e Tiktok potencializando vozes, histórias e dando mais visibilidade aos seus trampos e vidas?
Fica aí o desafio! Espero que, após sua leitura diária sobre o “Maravilhoso Mundo da Publicidade Brasileira”, você saia à caça de um influencer preto para chamar de seu. E não se esqueça de curtir, comentar e compartilhar o conteúdo.
Afinal, o seu engajamento é o combustível desses irmãos e irmãs para continuarem correndo atrás do tão sonhado reconhecimento do mercado.
Julio Beltrão trabalhou como PR da Avianca Brasil, onde fez a gestão do time de influenciadores da companhia aérea, além disso, teve passagem pela Multicoisas e Tubelab e hoje integra o time artístico da Mynd8