Preço é fator preponderante na concorrência da Volkswagen
Um dos principais anunciantes do mercado brasileiro com verba em 2015, segundo o cálculo bruto do Kantar Ibope Media, superior a R$ 700 milhões, a concorrência da montadora Volkswagen está chegando à fase final e as considerações relacionadas a preço, incluindo fee anual, estão sendo consideradas como preponderantes para a tomada da decisão final.
Em fase de cortes de funcionários em todo mundo, um volume de 30 mil posições, das quais cinco mil no Brasil, faz sentido buscar fornecedores que ofereçam preços adequados à realidade da indústria automobilístico que vem sofrendo transformações estruturais. Sem mencionar os prejuízos institucionais gerados pela crise da marca nos Estados Unidos por ter mentido à agência norte-americana sobre limites de gases. O problema afetou o valor das suas ações nas principais bolsas.
O presidente da empresa no país, o executivo David Powels, que também é responsável pela gestão do conglomerado automotivo alemão na América do Sul, Central e Caribe, estaria questionando as agências envolvidas na concorrência sobre a questão preço. As agências que participam são a Y&R, Ogilvy Brasil, DM9DDB, AlmapBBDO, fornecedora de serviços de publicidade da montadora há 56 anos, CuboCC, Wunderman e F.Biz
Segundo fonte do PROPMARK, há disparate nas ofertas formalizadas nas propostas e a Volkswagen estaria fazendo comparação com os valores pagos atualmente. Esse seria um dos motivos para o atraso na divulgação do resultado final. A seleção teve início em abril deste ano com o convite formalizado às agências pela área de procurement da empresa por meio de comunicado encaminhado pela gerente de purchasing Andréa da S. Pinto.
As agências The Group Comunicação, Proximity (marca do Omnicom representada pela AlmapBBDO), Fábrica de Comunicação, Wunderman e Rapp estão na disputa pela área de CRM (Customer Relationship Management). A The Group é a atual fornecedora de serviços de CRM, posição que ocupa há cerca de cinco anos.