Prefeitura de São Paulo suspende criação do 'Largo da Batata Ruffles'
O clássico ponto da cidade mudaria de nome após acordo entre a prefeitura e a Pepsico, que faria investimento de 1,1 milhão de reais
Nesta quinta-feira (12), a prefeitura de São Paulo anunciou a suspenção da concessão do espaço Largo da Batata, localizado no bairro de Pinheiros, à Pepsico. A parceria previa que a marca Ruffles intervisse no espaço, além de mudar o nome para 'Largo da Batata Ruffles' e viralizou negativamente.
O espaço receberia um investimento de R$ 1,1 milhão ao longo de 24 meses (dois anos) como parte de um acordo entre a Subprefeitura de Pinheiros e a Pepsico. A parceria previa intervenções estruturais, como revitalização da academia ao ar livre, melhorias no parquinho, instalação de wi-fi e criação de uma pista de skate. Em troca, a empresa poderia explorar o espaço, instalando publicidades, bancos temáticos, equipamentos inspirados em seu slogan e um letreiro 'instagramável'.
Por que o projeto foi cancelado?
Segundo a prefeitura da cidade, o projeto precisa, e vai, ser analisado pela Comissão de Proteção à Paisagem Urbana (CPPU), responsável por avaliar ativações publicitárias em espaços públicos, seguindo a Lei Cidade Limpa. A legislação limita esse tipo de intervenção na cidade.
A ação já estava sendo divulgada pela marca, inclusive por meio de ativações nas ruas de São Paulo, especialmente no metrô. Com a repercussão, a parceria enfrentou críticas do vereador Nabil Bonduki (PT), que chegou a apontar a condução do acordo como irregular. Nas redes, o político declarou: "Negociaram um marco da cidade a preço de banana!"
A prefeitura cedeu o Largo da Batata para a Ruffles (PepsiCo) por 2 anos por um valor irrisório.
— Nabil Bonduki 🏡 (@NabilBondukiSP) December 13, 2024
Negociaram um marco da cidade a preço de Banana!
Entenda os detalhes desse absurdo: pic.twitter.com/2TApQ4EXlt
Em nota, a PepsiCo esclareceu que o projeto prevê melhorias e benfeitorias para o espaço público, como revitalização dos canteiros, mobiliário e jardins.
A PepsiCo esclarece que o projeto de revitalização do Largo da Batata prevê melhorias e benfeitorias para o espaço público, como revitalização dos canteiros, mobiliário e jardins. Trata-se de um termo de cooperação e doação, sem necessidade de licitação, que cumpriu todos os trâmites legais e que não incorreu em nenhuma irregularidade. A companhia reitera que seguiu todas as diretrizes do processo administrativo com a SubPrefeitura de Pinheiros e que a iniciativa não contempla a mudança do nome do Largo da Batata (naming rights). A PepsiCo aguarda a avaliação dos demais órgãos competentes ligados à Prefeitura para definir a continuidade da ação.