“Premiações como a do D&AD são uma grande fonte de referência e inspiração”
Novo diretor de criação da AlmapBBDO, Gabriel França está no júri de Writing for Advertising do festival neste ano
De volta à AlmapBBDO, agora como diretor de criação, Gabriel França é um dos 14 profissionais brasileiros escolhidos para fazer parte do júri do D&AD 2024, que será realizado em Londres, entre os dias 18 e 22 de maio. O criativo, que estava anteriormente na AKQA São Paulo, vai julgar a categoria Writing for Advertising, que avalia o craft do texto publicitário.
“Vou julgar uma categoria de texto para publicidade. É a primeira vez que eu julgo essa área, mas pelo o que eu estava pesquisando e já conhecia do festival, é uma das categorias que avaliam muito o craft e a execução do texto. Ela é bem técnica e, apesar de ser sobre texto, não é só long copy, tem também muito filme que é inscrito e roteiros mais longos”, ressalta França.
Esta é a primeira vez que França participa do júri do D&AD. Empolgado, o diretor de criação de 33 anos conta como se preparou para o julgamento. “Estava vendo os trabalhos do ano passado e acho que vai ter muita coisa para julgar, porque acredito que vão ter textos, mas também filmes que geralmente são mais longos. A categoria avalia o craft de texto em todas as mídias. Estou vendo se meu critério bate com o do festival, que é bem diferente. Premiações são muito em cima das vivências de cada pessoa, e o que diferentes culturas e pensamentos acreditam que seja o melhor trabalho”, destaca ele.
O criativo também reflete sobre como ter um bom texto publicitário, como começar a escrever pelo fim. “Eu gosto de buscar referências em pessoas com quem eu estou trabalhando. Por isso, vou para lugares que eu acho que vou encontrar pessoas muito legais. Gosto de me inspirar em quem está do meu lado. As minhas inspirações são muito nas pastas dos meus amigos e premiações como a do D&AD também são uma grande fonte de referência e inspiração”.
Além de falar sobre sua experiência internacional, o jurado brasileiro de Writing for Advertising no D&AD ainda comenta sobre o dia a dia de um criativo em uma grande agência de publicidade.