Prêmio Colunistas São Paulo está com as inscrições abertas
O Prêmio Colunistas, promovido pela Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp), está com inscrições abertas na regional São Paulo. A premiação chega à 48ª edição e é considerada a mais antiga do Brasil que abrange todas as áreas. São oito regionais, sendo que Brasília, Norte-Nordeste, Paraná e Rio Grande do Sul já realizaram seus júris locais. Além de São Paulo, as regionais do Rio de Janeiro, Centro-Leste e de Santa Catarina estão com inscrições abertas, e as datas das respecitvas reuniões de júri estão em fase de definição.
O Prêmio Colunistas surgiu em 1967 pela iniciativa de três colunistas que escreviam sobre propaganda e marketing em jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo: Armando Ferrentini (diretor-presidente da Editora Referência, que edita o propmark e as revistas Marketing e Propaganda), Cícero Silveira e Eloy Simões.
Desde o início, o objetivo foi destacar os melhores trabalhos da propaganda brasileira do ponto de vista da criatividade. As primeiras edições ficaram restritas ao mercado de São Paulo. Alguns anos depois, o Rio de Janeiro passou a ter uma regional e, a partir de 1974, teve a criação da regional Bahia e outras regiões. Com isso, em 1975, o Colunistas já tinha uma abrangência nacional, que é mantida até hoje.
Na década de 1980 foi constituída uma entidade para administrar o prêmio. Surgiu então a Associação Brasileira dos Colunistas de Marketing e Propaganda (Abracomp) e desde 1982 passou a ter um formato de premiação inspirado no Festival de Cannes, ou seja, categorias de produtos, diferentemente do formato inicial baseado nos formatos de mídia.
No ano passado, a premiação passou por uma mudança radical e o concurso foi desmembrado em 13 áreas. Novas categorias foram criadas, o software de inscrição ficou mais fácil de usar e os critérios foram aperfeiçoados. Antes dividido em Propaganda, Promo e Design, o Prêmio Colunistas, desde 2014, passou a ter as seguintes premiações: Mídias Integradas, Filmes, Rádio, Mídia Impressa, Mídia Exterior, Digital, Técnica, Promo, Marketing Direto, Design, Mídia, Inovação e Nova Geração.
Em função das regionais, o Prêmio Colunistas Brasil é realizado em duas etapas: primeiro são realizadas as versões regionais para escolha dos vencedores, a quem são creditados diplomas de ouro, prata e bronze, e a versão nacional, em que concorrem todos os trabalhos que obtiveram ouro. O júri continua a ser formado por colunistas e também são convidados criativos e profissionais do mercado para compor o corpo de jurados. Além da premiação de campanhas e peças, o Prêmio Colunistas destaca as melhores empresas e profissionais do ano.
Como todo o processo de inscrições está informatizado, os jurados podem ver, anteriormente ao julgamento presencial, todos os trabalhos concorrentes. Os critérios também passaram por mudanças e foram mais explicitados para orientar aos jurados, de forma mais clara e atual, quais são os itens avaliados na premiação.
Para divulgar a abertura das inscrições, a agência 11:21, do Rio de Janeiro, pelo quarto ano seguido, criou a campanha do Colunistas 2015. O tema da campanha toca na ferida do temor geral que se instalou no país sobre a crise econômica. A campanha procura combater o medo lembrando que “É na crise que você mostra que é melhor do que os outros”.