Prêmio Lide define vencedores
A TV Record News e o portal R7 farão a transmissão, ao vivo, da entrega do Prêmio Lide de Marketing Empresarial, que acontece a partir das 22h30 do próximo dia 16 de agosto. A premiação, que teve todos os seus vencedores definidos na semana passada, faz parte da programação do 5º Fórum de Marketing Empresarial, marcado entre os dias 15 e 17 de agosto no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá, com promoção do Lide (Grupo de Líderes Empresariais), comandado pelo empresário João Doria Jr., da Editora Referência e do jornalista Adonis Alonso.
No total, são 39 premiados de 13 diferentes setores do marketing brasileiro (veja tabela abaixo), além das áreas Empresa do Ano e Dirigente Empresarial do Ano, que também irão destacar três vencedores. No caso da primeira, as escolhidas foram a Vivo, pelas suas campanhas e interação com os clientes; o Itaú, considerado o melhor “parceiro” da última Copa do Mundo, inclusive tendo seu jingle adotado como o “hino do Mundial”; e a Ambev, pelo seu apoio ao torneio e à seleção brasileira de futebol.
Entre os executivos que receberão seus troféus estão Alberto Carvalho, presidente da P&G, pelo trabalho de interação com o público por meio de campanhas promocionais que destacam o perfil multimarca da empresa; Márcio Utsch, presidente da Alpargatas, pela expansão e diversificação de suas marcas, especialmente Havaianas; e Maria Eduarda Kertész, presidente da divisão de consumo da J&J, pela estratégia de marketing e patrocínio à Copa do Mundo. Um prêmio de Homenagem Especial também será entregue ao vice-presidente do Conselho da Editora Abril, Thomaz Souto Corrêa
Palestras
Além da entrega do Prêmio Lide, o dia 16 de agosto também será marcado pelas palestras do Fórum – o grande acontecimento da área de conteúdo do encontro. Quem deve abrir o ciclo de apresentações é Lilian Miranda, vice-presidente de comunicação e marketing da Nestlé, que irá falar sobre “Comunicação em linha direta com consumidor”; Andrea Cordeiro, diretora de marketing institucional do Itaú-Unibanco, com o tema “O legado e as lições de marketing da Copa para o Brasil”; Luiz Eduardo Baptista, o Bap, presidente da Sky, que irá abordar “O valor da marca e o compromisso que ela estabelece com o bom serviço”; o empresário e cartunista Mauricio de Sousa, com “Marketing multimídia e sua eficiência para vender”; e Nizan Guanaes, chairman do Grupo ABC, com “O Brasil no mundo global: limites e oportunidades”.
A palestra de Nizan também leva o nome do tema central do Fórum, que deve reunir cerca de 200 CEOs e executivos de marketing de alguns dos maiores anunciantes, veículos e agências de publicidade do país. O chairman do Grupo ABC ainda será um dos três homenageados do encontro, por suas contribuições ao mercado publicitário brasileiro, ao lado de Roberto Duailibi, fundador da DPZ, hoje pertencente ao Grupo Publicis; e de Marcello Serpa, sócio e copresidente do board da AlmapBBDO.
A estimativa é que o encontro tenha um crescimento comercial de 10% a 15% em relação à edição passada, mesmo em um ano de Copa do Mundo, onde boa parte dos investimentos dos grandes anunciantes foram comprometidos, e ano de eleições, que muitas vezes costumam ser entraves para algumas empresas na elaboração de seus planos de mídia.