Alê Oliveira

As agências do mercado brasileiro encerram o primeiro dia do Festival de Cannes com 24 Leões, com resultados que consideram as avaliações de cinco júris: Outdoor, Print&Publishing, Design, Pharma e Health&Welness. Dentre os troféus, foram distribuídas 7 Pratas e 17 Bronzes. O resultado é inferior ao do ano passado quando, nas mesmas áreas, o Brasil teve 34 premiados.

Entre as categorias, o país teve desempenho abaixo do esperado na área de Print&Publishing, com 5 troféus conta os 10 do ano anterior. No geral, a lista de premiados da categoria foi bastante reduzida na comparação com anos anteriores: apenas 32. Em Design, o Brasil desceu dos 8 Leões em 2018 para apenas 2. Em Outdoor, o país manteve rendimento parecido com o do ano passado, com 11 Leões, apenas 1 a menos. O destaque positivo foi Health & Welness, de onde as agências do país voltarão com 5 Leões, contra os 3 do ano passado. Em Pharma, a categoria para a comunicação de remédios sob prescrição, repetiu-se o resultado de 1 Leão.

A agência brasileira mais premiada até o momento é a Africa, com 6 Leões, sendo 2 pratas e 4 bronzes. Destacou-se também a VML Y&R, com 1 prata e 2 bronzes, seguida pela Grey, David e AKQA, todas com 1 prata e 1 bronze. Também foram premiadas a McCann Health, com 1 prata, BETC/Havas, AlmapBBDO, NBS, Leo Burnett, Z+Havas, Tech and Soul, GTB e Ogilvy, todas com 1 bronze.

O Cannes Lions já distribuiu 5 Grand Prix, um deles para o aguardado “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike, na categoria Outdoor. Os outros vencedores foram “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar (Print&Publishing), “Creatability”, do Google Creative Lab para Google (Design), “Breath of life”, da McCann Health China para GSK (Pharma) e “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea (Health & Welness).

Resumo das categorias:

Print&Publishing
Prêmios no total: 32
Grand Prix: “The Blank Edition”, da ImpactBBDO Dubai para An-Nahar
Brasil: 5 Leões, sendo 2 Pratas e 3 Bronzes
“The Judgeable coverts collection”, da Africa para E-Galaxia Publishing House – PRATA
“The beer behind sports”, da Africa para Budweiser – PRATA
“Police”, “Martial Arts Champions” e “ArmyHeadquarter”, da Grey para Sekron –  BRONZE
“Water polo” e Basketball”, da Africa para ESPN  – BRONZE
“The 9´58 Biography”, da BETC/Havas para Puma – BRONZE

 

Outdoor:
Prêmios no total: 65
Grand Prix: “Nike Dream Crazy/Colin Kaepernick”, da Wieden+Kennedy Portland para Nike
Brasil: 11 Leões, sendo 3 Pratas e 8 Bronzes
“Competitor´s Sale”, da Grey para Volvo  – PRATA
“Burn that ad”, da David para Burger King – PRATA
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike – PRATA
“Paris”, “Berlin”, “London”, da VML Y&R para BIC – BRONZE
“Pyramid” e “Pisa”, da AlmapBBDO para Volkswagen – BRONZE
“Air Max Graffiti Stores”, da AKQA SP para Nike – BRONZE
“Hashtags of arts”, da NBS para Mseu Nacional de Belas Artes – BRONZE
“Real time mic”, da Leo Burnett Tailor Made para Metropoles – BRONZE
“Without a Ramp, a Sidewalk is a Walk”, da Z+ Havas para Movimenti Superação – BRONZE
“Distracted goalkeeper”, da Tech and Soul para Uber – BRONZE
“Burn that ad”, da David para Burger King – BRONZE

Design:
Prêmios no total: 47
Grand Prix: “Creatability”, do Google Creative Lab para Google
Brasil: 2 Leões, sendo 2 Bronzes
“Accessility mat”, da Wunderman Thompson para Ford – BRONZE
“History blocks”, da Africa para Unesco – BRONZE

 

Pharma:
Prêmios no total: 11
Grand Prix: “Breath of life”, da McCann Health China para GSK
Brasil: 1 Leão, sendo 1 Bronze
“The Ufologist”, da Ogilvy para Hermes Pardini – BRONZE

 

Health & Welness:
Prêmios no total: 33
Grand Prix: “Thisables”, McCann TelAviv para Ikea
Brasil: 5 Leões, sendo 2 pratas e 3 bronzes
 “1 Minute 46 Seconds”, da McCann Health para Hospital Leforte – PRATA
“Tooth Fairy´s”, da VML Y&R para Faculdade de Odontologia – PRATA
“Next minute law”, da VML Y&R para Ministerio Público e ABAP – BRONZE
“Legs to fly”, da Africa para ESPN – BRONZE
“Life print”, da Africa para Ampara Animal – BRONZE