Programado para acontecer nos dias 2, 3 e 4 de junho em Bilbao, na Espanha, o Festival Iberoamericano de la Comunicación Publicitária, também conhecido internacionalmente como El Sol, chegará a sua 31ª edição este ano e o Brasil estará presente com jurados e um palestrante. 

O diretor executivo de criação da Africa, Eco Moliterno, e o CEO e diretor regional da Mirum América Latina, Guilherme Gomide serão os únicos brasileiros que se apresentarão ao público em um ciclo de conferências que contará com palestras de nomes como Juan Carlos Ortiz, presidente da DDB Latina, e Alain Groenendaal, CEO da Grey na América Latina. No total, o evento reúne 14 palestrantes. 

Divulgação

Moliterno também será jurado da categoria Contenidos de Marca (branded content), enquanto Gomide somará sua participação no evento como membro do júri das categorias “Digital” e Móvil (mobile). 

O Brasil ainda estará representado em uma das presidências de júri com Bruno Prosperi, diretor executivo de criação da Almap BBDO, que liderará a escolha dos melhores trabalhos da categoria de branded content – a mesma que terá Moliterno como jurado. 

Já nas mesas de digital e mobile, Gomide terá a companhia da brasileira Renata Altenfelder diretor regional de marketing da Motorola. 

Na categoria Inovação, também já está confirmado o nome de Fernando Machado, vice-presidente global de marca do Burger King.  

A presença de profissionais como Renata Altenfelder e Fernando Machado faz parte de uma estratégia do festival de integrar mais os anunciantes no evento. Essa iniciativa é fruto de parcerias com as associações de anunciantes e entidades representativas dos profissionais de marketing. 

Contudo, segundo o diretor do El Sol, Jordi Palomar, a criatividade publicitária e principalmente a inovação conduzirão o festival nos três dias em que o mercado estará reunido no norte da Espanha. “O objetivo é que o festival continue sendo referência em criatividade no âmbito iberoamericano ao trazer grandes profissionais internacionais e conteúdos relevantes em nível global”, diz.