A edição de 2011 do Folha Top of Mind não foi de muitas surpresas para Coca-Cola e Omo. Pela 21ª vez consecutiva – ou seja, desde a criação da pesquisa – a resposta para “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?” teve as duas companhias empatadas na primeira posição. As empresas foram premiadas na noite desta terça-feira (25), em evento realizado em São Paulo.

A Coca-Cola, que também levou o prêmio na categoria de bebidas, ficou com 8% das respostas, enquanto a Omo, campeã também do setor de sabão em pó, recebeu 6% da opinião popular. Considerando que a margem de erro da pesquisa é de 3%, o instituto Datafolha considerou o empate técnico.

Foram 5.209 entrevistas em 162 municípios brasileiros, segmentadas por classificação socioeconômica, etária, educacional, regional, por sexo e por estado conjugal. Nesta terça-feira, foram entregues pelos mestres de cerimômia Mariana Ximenes e Daniel Boaventura os troféus de 40 categorias por segmento, além de cinco categorias especiais.

Além da Top of Top, vencida por Coca-Cola (atendida por DPZ, Ogilvy, WMcCann e JWT) e Omo (conta da Neogama/BBH), a Pampers, marca da Unilever atendida pela F/Nazca S&S, também se destacou mesmo apenas no seu segundo ano na pesquisa, faturando o prêmio no segmento de fraldas, no Top Feminino e no prêmio Performance, onde a companhia que mais cresceu na mente dos consumidores é destacada.

Entre os homens, o maior destaque foi para a Pirelli, que também venceu na categoria de pneus. No Top Meio Ambiente, que leva em conta a lembrança das companhias mais associadas à natureza, Natura e Ypê empataram em primeiro lugar. Três categorias estrearam no prêmio. A CVC faturou o Top of Mind de agências de viagem, a Koleston ficou com o troféu em tintura de cabelo e Oi e NET foram as mais lembradas em operadoras de banda larga.

Confira a lista dos vencedores do 21° Folha Top of Mind:

Top of Top: Coca-Cola (8%) e Omo (6%)
Top Performance: Pampers
Top Meio Ambiente: Natura (8%) e Ypê (5%)
Top Feminino: Pampers
Top Masculino: Pirelli

Operadora de celular: Vivo (29%)
Aparelho de celular: Nokia (44%)
Banda larga: Oi (9%) e NET (6%)
Seguros: Bradesco (13%)
Cartão de crédito: Visa (36%)
Plano de saúde: Unimed (36%)
Banco: Banco do Brasil (37%)
Poupança: Caixa (45%)
Sorvete: Kibon (63%)
Maionese: Hellmann’s (68%)
Leite: Ninho (14%)
Chocolate: Nestlé (34%)
Biscoito: Trakinas (7%) e Nestlé (6%)
Adoçante: Zero-Cal (36%)
Margarina: Qualy (25%)
Sabão em pó: Omo (81%)
Loja de móveis e eletrodomésticos: Casas Bahia (28%)
Supermercado: Extra (7%) e Carrefour (6%)
Tinta de parede: Suvinil (31%)
Aparelho de TV: Semp Toshiba (18%) Philips (17%)
Geladeira: Consul (40%)
Notebook: LG (7%) e Samsung (5%)
Lavadora de roupas: Brastemp (33%)
Fogão: Dako (23%) e Brastemp (20%)
Aspirador de pó: Arno (16%)
Pilha: Rayovac (40%)
Refrigerante: Coca-cola (61%)
Cerveja: Skol (41%)
Aparelho de barbear: Gillette (38%)
Tintura de cabelo: Koleston (14%)
Fraldas: Pampers (33%)
Desodorante: Rexona (36%)
Xampu: Seda (33%)
Sabonete: Lux (36%)
Pasta de dente: Colgate (51%)
Protetor solar: Sundown (19%)
Agência de viagem: CVC (12%)
Carro: Volkswagen (31%)
Pneu: Pirelli (40%)
Combustível: Petrobras (22%)

por Felipe Collins Figueiredo