O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica reuniu nesta terça-feira (19), em São Paulo, os representantes brasileiros que vão presidir, julgar e participar de conferências na edição que marca seus 20 anos. Durante evento, Santiago Keller, presidente da premiação, ressaltou a essência do festival como espaço para celebrar e reconhecer as grandes ideias latinoamericanas.

“Não é todo dia que um festival completa 20 anos e creio que o mais relevante nessa trajetória é que o El Ojo se tornou um espaço onde bate o coração da criatividade latina. É um lugar para celebrar o melhor das nossas ideias, debater, inspirar, reconhecer o que está sendo feito”.

Durante o evento, profissionais do mercado que já participaram como jurados compartilharam sua experiência com aqueles que assumem a missão pela primeira vez, como Fernando Campos, sócio e diretor de criação da agência Santa Clara, presidente do júri de inovação em 2011. “Uma das características que acho mais legais do prêmio é que ele tem uma coisa especial, e que é até um pouco óbvia, é essa essência latina. Você tem campanhas, peças e pensamentos que você só vai ver ali. O ano em que fui presidente foi quando começamos a ver aquelas campanhas incríveis sobre o processo de desmilitarização das FARC”, lembrou o executivo.

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Na edição 2017, Andrea Siqueira, diretora executiva de criação da Isobar Brasil, presidirá o júri de inovação e comentou sobre as expectativas para o projeto. “Para mim é uma responsabilidade muito grande e uma alegria poder participar de um júri que vai me deixar instigada e curiosa ao longo de todo o processo. Esse ano eu também tive a sorte de ser jurada no D&AD e eles têm uma subcategoria no digital chamada ‘Beta technology’, de ideias que ainda não têm grande escala. Isso é muito instigante, leva a indústria toda para um outro caminho. Sempre me interessei por entender como as tecnologias podem ser úteis para fazer coisas além do texto ou roteiro de filme”.

Reconhecendo o papel da tecnologia no processo criativo, o festival lança este ano outra categoria envolvida com o universo de digital. No El Ojo Creative Data serão premiados os trabalhos que melhor fizerem uso de dados para criar campanhas mais efetivas e criativas. Fábio Astolpho, diretor executivo de criação da F.Biz, será presidente de júri.

“As agências ainda estão se habituando em se inscrever na categoria porque é tudo muito novo. Essa coisa do uso dos dados de forma criativa pode ser encarada de diversas maneiras. Vai ser um desafio orientar os trabalhos dos próximos anos”, destacou o executivo. “Por mais que a gente tenha bons exemplos de grandes cases que já vêm ganhando espaço através de festivais consolidados pelo mundo, temos aqui a responsabilidade de fazer isso na Iberoamérica. Cases que estão usando os dados de forma criativa e inovadora no nosso mercado”.

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O evento teve a presença de outros executivos do mercado que marcarão presença na 20º edição do El Ojo. Gabriel Araújo, VP da Little George e diretor executivo de criação internacional da agência Ketchum, falou sobre seu trabalho como presidente do júri do EL Ojo PR. Já Fabiano Coura, SVP managing director da R/GA São Paulo, será conferencista no festival. O executivo vai contar os detalhes da criação do Next, plataforma digital do Bradesco, que ficou conhecida como “Banco do Futuro”.

Bruno Prosperi, executive creative director da AlmapBBDO, também comentou sobre as expectativas para a categoria El Tercer Ojo, Campanhas Integradas e Melhor Ideia Latina, a qual será jurado. “Mais do que ideias latinas, dentro do festival já vi várias vezes ideias universais. E a gente tem esse costume na Almap, o de procurar sempre ideias universais, que cabem em diferentes contextos”, destacou o executivo.

Confira na edição impressa do PROPMARK reportagem completa com mais informações sobre a atuação dos profissionais brasileiros no El Ojo.