Alê Oliveira

As agências de propaganda brasileiras inscreveram 10% a menos de trabalhos no Cannes Lions 2016, que começa neste sábado (18), na Riviera Francesa. A informação é do CEO do festival, Philip Thomas. Segundo ele, o país também terá menos delegados este ano, uma redução de no mínimo 10% também, mas os números ainda não foram totalmente fechados, porque ainda há pessoas se inscrevendo para participar do Festival Internacional de Criatividade.

“Gostaria de dizer para os brasileiros que nós sentimos muito pelo que está acontecendo com o país no momento. Os brasileiros são muito interessantes para o festival. Eles ajudaram a construir o Cannes Lions. Nós adoramos tê-los aqui para compartilhar tudo isso. Esperamos que as coisas melhorem e que eles estejam aqui conosco em breve novamente”, falou Thomas.

Cannes este ano terá nada menos do que quatro festivais acontecendo simultaneamente – além do festival principal, o Cannes Lions, haverá o Lions Health, voltado para os cases de saúde e bem-estar, o Lions Innovation, focado em tecnologia, e a primeira edição do Lions Entertainment, uma das grandes apostas do evento. “Hoje a propaganda precisa criar conteúdo e entretenimento para atrair a atenção das pessoas. Esse festival vai crescer muito”, avalia Thomas.

De acordo com o executivo, tanto o Lions Health quanto o Lions Innovation tiveram em torno de 30% de crescimento na comparação com o ano passado. O número de palestrantes também cresceu este ano: serão 600 no total. Já o Cannes Lions teve 7% de aumento de inscrições, em relação a 2015, com 43.101 entradas.

Alê Oliveira

Já a FilmBrazil continua com o patrocínio ao Cannes Lions, com a exposição do seu banner em parte da fachada do Palais des Festivals. A mensagem principal este ano é: “Film me Brazil”. A ação consiste em transformar vídeos de redes sociais em filmes. Os funcionários trabalham nos últimos ajustes para deixar o Palais pronto para receber cerca de 15 mil delegados.