Alê Oliveira

Apesar do retorno das agências do grupo Publicis ao Festival, Cannes Lions acaba de divulgar um número de inscrições bem parecido com o de 2018, conforme adiantou Philip Thomas ao PROPMARK. Um total de 30.953 inscrições de 89 países competirão pela disputa de Leões. O número é 4% menor que em 2018, quando as agências inscreveram 32.372 trabalhos. Já em 2017, este número foi de 41.170.

O Brasil caiu por volta de 1,7%. Em 2018, o país inscreveu 2.131 trabalhos. Este ano, porém, os cases tupiniquins que irão disputar Leão chegam a 2.093.

Veja o gráfico:

O país aposta suas fichas em Direct, categoria com 194 trabalhos inscritos. As tradicionais Outdoor e Print também aparecem com uma quantidade considerável de inscritos (188 e 141, respectivamente). 

Destaque também para as apostas brasileiras em Social & Influencer, com 141 inscrições, demonstrando a força do país em termos de influenciadores.

Confira as inscrições brasileiras em 2019 divididas por categorias:

BRASIL
Direct194
Outdoor188
Brand Experience & Activation174
Media156
Print & Publishing141
Social & Influencer141
Film115
Design113
PR113
Industry Craft99
Mobile85
Health & Wellness75
Film Craft67
Entertainment Lions For Sport60
Sustainable Development Goals57
Creative Data48
Digital Craft47
Entertainment36
Radio & Audio33
Pharma30
Creative Strategy29
Creative eCommerce24
Entertainment Lions for Music23
Creative Effectiveness19
Glass – The Lion For Change12
Innovation9
Titanium5

A organização destaca em comunicado a performance de dois países: China e Índia. O primeiro teve um aumento de 5% no número de inscrições, já o segundo cresceu 8%. O comunicado também celebra as primeiras inscrições de categorias estreantes, caso de Creative Strategy Lions (848) e Entertainment Lions for Sport (702).

Para o chairman do festival, Philip Thomas, há “um novo foco dos Leões”. “A indústria está se concentrando na qualidade absoluta de suas inscrições”, ressalta.

Creative Effectiveness também subiu em número de inscrições, um crescimento de 34% frente a 2018. Simon Cook, managing director do festival, destaca que “o aumento contínuo de inscrições no Creative Effectiveness Lions indica a importância de comparar o valor da criatividade nas salas de reuniões, para clientes e agências”.

Entre as categorias tradicionais, Film Lions registrou um aumento de 29% no número de inscrições, algo que comprova a força do vídeo para a publicidade contemporânea. Também houve crescimento em Creative eCommerce Lions (12%), Brand Experience & Activation Lions (8%) e Digital Craft Lions (9%).