Preservação de abelhas entra no mapa das causas defendidas pelas marcas

Extinção das abelhas já foi premissa de episódio da série Black Mirror (Reprodução)

As abelhas são os principais agentes polinizadores do mundo. De acordo com especialistas, sua ação junto a espécies de plantas que servem de alimento para os humanos impacta cerca de 90% da produção de comida do planeta. No entanto, por conta de agrotóxicos, mudanças climáticas e outros fatores, a extinção desses insetos vem se tornando pauta em todo o mundo. Caso isso realmente aconteça, a produção de alimentos global pode enfrentar dificuldades drásticas e afetar o acesso de alimentos para humanos e animais e gerando uma reação em cadeia com potencial catastrófico.

Tema até mesmo de um episódio da aclamada série Black Mirror, a questão tornou-se importante causa social para a atuação de grandes marcas. Confira algumas delas:

A Colorado utiliza o mel de espécies brasileiras na edição limitada de cervejas ‘Brasil com S’. O rótulo, lançado no último mês, tem como objetivo de mostrar a importância das abelhas para a biodiversidade do Brasil e do mundo. A marca também montou dois meliponários urbanos (coletivo de colmeias) nas cidades de São Paulo e Ribeirão Preto, com a capacidade para 50 mil abelhas cada. Com isso, a anunciante pretende educar a população sobre como é possível conviver harmonicamente com os insetos.

Colorado usa mel de espécies nativas em rótulos ‘Brasil com S’ (Divulgação)

Em parceria com a ONG SOS Abelha Sem Ferrão e com o Instituto Melhores Dias, a General Mills (dona das marcas Yoki, Kitano, Häagen-Dazs, Mais Vita, Carolina e Betty Crocker) promoveu módulos educacionais sobre a importância da preservação das abelhas. A ação foi realizada em 177 escolas públicas de cidades onde a empresa possui unidades fabris – Cambará (PR), Ribeirão Claro (PR), Pouso Alegre(MG) e Jaboatão dos Guararapes(PE). As duas cidades paranaenses receberam ainda dois meliponários que dão refúgio para espécies nativas de abelhas sem ferrão. O projeto impactou diretamente 60 mil crianças.

Já o McDonald’s inaugurou em maio deste ano, na Suécia, a sua menor loja do mundo. O tamanho reduzido foi pensado para acomodar melhor seu público-alvo: as abelhas. A construção conta com todos os elementos de uma unidade do fast-food, incluindo os tradicionais arcos dourados. A iniciativa integrou uma campanha da rede para a criação de espaços semelhantes em grandes cidades; alguns restaurantes do país chegaram a instalar colmeias em seus telhados.

Réplica de restaurante do McDonald’s abriga abelhas na Suécia (Reprodução)