Presidente da Vale diz que Brasil sairá fortalecido da crise
O segundo dia do Claro Rio Summer, evento de moda-praia, verão e lifestyle idealizado por Nizan Guanaes – presidente do Grupo ABC, contou com a presença do presidente da Vale, Roger Agnelli, que falou no seminário “O Valor da Moda”. O executivo, otimista em seu discurso, disse que o Brasil vai sair ainda mais forte desta crise. “Hoje somos a décima economia do mundo. Depois de passada esta crise, que está em todo o mundo, o Brasil deverá saltar para a oitava ou nona posição”, comentou Agnelli, sem referir-se a prazos estimados.
Agenlli ressaltou o potencial de empresas brasileiras em relação a crescimento também fora do País. “O Brasil está na moda”, enfatizou Agnelli, com a certeza de quem acaba de voltar de uma viajem ao exterior e, claro, pelo fato de a Vale ser uma companhia de atuação internacional. “Somos a segunda maior mineradora do mundo e logo seremos a primeira. A Vale é a 24° maior empresa do planeta e em breve vai estar entre as 10”, garante o executivo. Segundo Agnelli, a companhia investirá US$ 14,2 bilhões em 2009, 70% deste valor no mercado interno. “Crise traz muitas oportunidades. Além disso, a Vale é a empresa privada que mais investe no Brasil.”
Agnelli ressaltou a importância de pensar grande. “As empresas brasileiras são como a Garota de Ipanema, charmosas. A força nós já temos. Precisamos cada vez mais de empresários empreendedores. Dá para pensar arrojado”, enfatizou o presidente da Vale.