Presidente do Google apresenta pilares do consumo online brasileiro

Divulgação

Fabio Coelho defende integração de lojas virtuais e físicas

Na manhã desta quarta-feira, 8, o VP da Google LC. e atual presidente do Google no Brasil, Fabio Coelho, realizou palestra na Apas Show 2019 sobre evolução digital e o futuro dos supermercados.

Abordando o impacto do meio no varejo, o executivo falou, em primeira mão, sobre pesquisa realizada entre o Google e a Grimpa, que revela quatro pilares do consumidor brasileiro no meio online: as pessoas seguem hábitos e abastecer a casa é um comportamento emocional de escolher o melhor para a família; as pessoas com hábito de comprar em lojas físicas ainda tem pouco conhecimento das alternativas online e suas mudanças; pessoas ainda se sentem vulneráveis em terceirizar a jornada de compra; e ainda existem preconceitos com as compras online e sua qualidade.

O executivo também mostrou dados de uma pesquisa Global da Nielsen que mostram que número de pessoas que compram FMCG (itens de alto giro) deve saltar de 23% para 70% em 2024. No Brasil, 15% dos brasileiros já adquirem produtos de supermercados online, segundo pesquisa aponta pesquisa da Apas. “Este é um fenômeno que vai acontecer no Brasil e as empresas que se prepararem vão poder tirar proveito do crescimento dessa categoria no meio online”, afirmou Coelho, que reforçou ainda a necessidade de integrar lojas físicas e virtuais.  “60% das vendas no offline são influenciadas por interferências online. Isso mostra o desejo que o consumidor tem em se informar”. 

“Às vezes, as grandes transformações nas companhias começam devagar e ficam rápidas. Os hábitos de consumo mudam e temos que nos adaptar. O amadurecimento do mercado e dos usuários deve causar transformações nos negócios”, acredita.