Preta Gil: “Aprendi muito sobre deixar a criatividade fluir”
Hoje, ela é sócia de Mynd ao lado de Fátima Pissarra e de Carlos Scappini
Quando se expressa sobre assuntos ligados a publicidade e comunicação, Preta Maria Gadelha Gil Moreira de Godoy, a Preta Gil, tem conhecimento de causa. Seu pai, Gilberto Gil, estudou na USP nos anos 1960 e uma das disciplinas a que teve acesso foi mercadologia. Por isso mesmo, sabe conciliar sua veia artística com a de empreendedora. Hoje é sócia de Mynd, ao lado de Fátima Pissarra e de Carlos Scappini, empresa com expertise em influencers digitais que contabilizou um faturamento de R$ 300 milhões e espera atingir R$ 550 milhões neste ano de 2022.
Nesses cinco anos de atividades, a Mynd se transformou em referência para agências de publicidade e anunciantes quando o assunto é influenciador, do mainstream do segmento aos nichados. Ela própria é uma influencer, com 9 milhões de seguidores no Instagram e 5,2 milhões no Facebook. Preta foi redatora da equipe de atendimento da DM9, onde trabalhou diretamente com Nizan Guanaes, que considera uma inspiração. Ela também atuou na Dueto, ao lado de Monique Gardenberg, no segmento de cinema.
Também, como empreendedora, explora a organização de camarotes do sempre muito procurado Carnaval baiano. Desde 2003, avançou na carreira artística quando lançou o álbum Prêt-à Porter. Seu terceiro álbum, Bloco da Preta e Todas as Cores, lançado em 2014, mostra sua adesão a temas como a diversidade e seu poder de atrair para o seu bloco carnavalesco no Rio de Janeiro cerca de 3 milhões de pessoas. Nesta entrevista, a executiva, cantora, apresentadora e atriz revela como concilia o seu tempo nesses dois mundos.
EMPREENDEDORISMO
Sempre fui uma mulher sonhadora, que sempre batalhou para galgar o seu espaço dentro do mercado de trabalho. São anos e anos dentro do mercado publicitário, e muitos anos de muita mudança e evolução.
EMPODERAMENTO
É muito importante que cada vez mais a gente coloque mulheres em destaque neste mercado, que ainda é muito machista, e composto por muitos homens. E, para mim, a tradução deste empreendedorismo feminino é a abertura de novas portas, oportunidades e um mercado totalmente inovador e único, com este olhar feminino.
HERANÇA
Quase 100% da minha família tem esta influência artística ou voltada para as áreas de comunicação. Acho que, com certeza, vem desta veia familiar, sim (rs). Somos muito apaixonados por arte.
DM9 e NIZAN
Foram fundamentais para que eu me apaixonasse pelo mercado publicitário, por toda cadeia que envolve publicidade, ao ponto de eu querer abrir a própria produtora assim que saí de lá. Aprendi muito sobre deixar a criatividade fluir, sobre ter responsabilidades, são muitas histórias que tive nesse período… Foram anos e anos trabalhando em uma das agências mais importantes do mercado. Sempre aprendi que minha opinião, mesmo sendo estagiária, era algo muito valioso, que eu deveria me expressar… e tive este espaço, sempre mostrando a minha opinião! Eu era ousada, aprendi que a ousadia me levaria longe, e me trouxe de fato até aqui!
MYND
A essência é trazer uma visão de transformação do mercado, mostrando para nossos clientes, agenciados e parceiros, que inclusão não é algo que a gente possa somente falar hoje em dia; precisamos praticar. Entregamos um trabalho de excelência e equipe motivada, apaixonada pelo que faz. É isso que faz a gente crescer, e a cada dia abraçar mais parceiros.
ATRIBUIÇÃO
Minha função é fazer gestão dos artísticos, tenho contato direto com todos os artísticos. A gente fala com todos estes artistas, fala sobre recrutamento… manutenção destes talentos… todos pilares da Mynd. Sou superpróxima de muitos agenciados, faço este suporte também… Estou no dia a dia, junto com a Fátima e o Scappini. É um trabalho muito prazeroso, gosto muito de fazer.
NARRATIVAS
Por meio da inovação e trazendo cada vez mais um casting mais diverso, que possa conversar com todos os públicos!
VERDADE
Os influencers mais jovens já ‘sacaram’ isso, e têm uma facilidade imensa ao lidar com o público, que procura cada vez mais “verdade” dentro do que consome. E as marcas também começam a entender que esta relação traz ótimos resultados!
TRANSFORMAÇÃO
Sem dúvidas, tudo isto é feito com um time e uma estratégia muito bem feita! E, claro, com um influenciador que saiba do seu papel e de sua responsabilidade dentro da sociedade, que está cada vez mais atenta! É essencial um conteúdo de qualidade vindo dessa pessoa… que terá, consequentemente, uma boa equipe que vai contribuir com seu sucesso!
PROTAGONISMO
Com certeza por conta das novas tecnologias. Estes influenciadores rapidamente se adaptaram às mudanças digitais, e souberam exatamente onde e como conversar com os mais diversos públicos… trazendo assim ótimos resultados e chamando a atenção destas marcas!
VIDA REAL
Totalmente! Esta questão da “verdade” da “vida real” trouxe o que por muitos anos a publicidade não trouxe. Trazer pessoas que agreguem valor, e com que as pessoas se identifiquem, é essencial! E, aos poucos, as marcas vêm entendendo isto! Não adianta eu fazer uma campanha de combate ao racismo, com uma pessoa branca… Não adianta eu fazer uma campanha de diversidade com pessoas que têm sempre o mesmo padrão. A gente precisa furar bolha, e desta forma o mercado publicitário vem se transformando com esta nova ‘era digital’ e dando espaço e destaque para novas pessoas!
SEGMENTAÇÃO
Esta segmentação acaba sendo “natural”. A gente tem diversos influenciadores para os mais diversos públicos… Seja moda, diversidade, música… Cada um com seu foco! O papel destes influenciadores macros é de forma positiva mostrar para o público o que tem rolado no mundo, acho que não é preciso ficar só no seu nicho, e sim abrir principalmente para questões sociais atuais, como forma de debate construtivo.
RELEVÂNCIA
Ter um bom conteúdo! Algo que agregue valor e, de alguma forma, vai atingir os mais diversos públicos!
É INFLUENCER?
Acredito que hoje qualquer pessoa que tenha algum tipo de rede social seja uma influenciadora… diretamente ou indiretamente. Uma pessoa com 500 seguidores pode, sim, influenciar de alguma maneira quem a segue. E com uma pessoa com milhares e milhões de seguidores não é diferente. A única diferença é o número de pessoas impactadas pelo conteúdo gerado na rede social. (Preta tem mais de 14 milhões de seguidores nas plataformas Instagram e Facebook).
DIRECIONAMENTO
Acredito que os mais diversos possíveis, seja por meio da minha carreira/música/publicidade e, claro, na parte de empoderamento feminino, que é algo que mesmo que indiretamente sempre trouxe como pauta em minha carreira.
PUBLICIDADE
Estamos num momento de total transformação! De mais diversidade, mas, claro, tem muito o que evoluir ainda.
ARTISTA E EMPREENDEDORA
Com o passar dos anos isto se tornou “natural”, sabe? Fazer o que amamos acaba tornando as coisas um pouco mais simples e prazerosas, mesmo com todos os desafios! E, no fim, uma acaba complementando a outra!
CARNAVAL
Carnaval é um dos principais eventos do país, tem um significado imenso na minha vida! É a cara do nosso país e é uma das nossas maiores riquezas culturais.
MOMENTO
Para este ano, infelizmente, não acho que seja o momento de voltar com eventos deste porte, mas, para os próximos, sem dúvida alguma!
PLANOS
Falar em planos numa época de pandemia não é nada fácil (rs). Perdi amigos queridos… fora as milhares de pessoas que faleceram também! Sobre planos a curto prazo, para este ano tenho a turnê com minha família. Uma turnê pela Europa que vai virar um documentário! Completo também 20 anos de carreira neste ano, e planejo diversos projetos, incluindo um novo álbum musical.
FUTURO
E a longo prazo, continuar trabalhando muito com o que amo, e ter as pessoas que amo perto de mim!