Previsões tecnológicas para 2016
Edvaldo Acir
A tecnologia mais do que nunca está presente em nossas vidas e os profissionais de marketing precisam estar de olho nas tendências para 2016. Com isso, nós da Rocket Fuel selecionamos algumas ferramentas e softwares das quais acreditamos serem as premissas para este novo ano que se inicia.
Cross Device
Nos dias de hoje, não é incomum uma pessoa ter um smartphone, tablet e desktop ou laptop para o trabalho e a mesma coisa para uso pessoal (sem mencionar os wearables). Atualmente, o desafio dos profissionais de marketing encontra-se nestes dispositivos que serão frequentemente percebidos ou medidos como cinco identidades individuais ao invés de uma.
Com a proliferação de dispositivos que continua em 2016, se tornará mais complexo para efetivamente entender a jornada do usuário, e isso ainda é mais crucial do que nunca. Os profissionais de marketing devem continuar desenvolvendo sua abordagem para garantir que estejam servindo aos consumidores anúncios que sejam menos intrusivos e mais relevantes e rentáveis, reunindo e fazendo uso de inteligência cross-device.
IA
A Inteligência Artificial (IA) continuará sendo destaque em 2016. Independentemente das perspectivas, ela se tornará dominante na medida em que empresas acompanham os passos do Google e Facebook e investem nesta tecnologia que é capaz de dar vida a tudo. Como uma companhia que utiliza IA para impulsionar nossos negócios e entregar resultados melhores e mais eficientes para as campanhas de marketing de nossos clientes, nós podemos ver como essa tecnologia já está causando um impacto positivo.
Continuaremos vendo discussões entre o público em torno das perspectivas da IA e o papel que ela desempenhará nos negócios, especialmente. Fizemos algumas pesquisas no ano passado que revelaram que há um grande otimismo com relação à IA no Reino Unido. Esperamos que esse sentimento cresça conforme o público se torne mais informado sobre a tecnologia e os benefícios que ela pode oferecer.
Ad Blocking
Com o começo de 2016 há um crescente debate em torno do papel do ad blocking. Recentemente, o Yahoo impediu usuários que utilizavam essa tecnologia de acessar seus e-mails. De fato, uma pesquisa da Internet Advertising Bureau (IAB) mostrou que o ad blocking está crescendo no Reino Unido, com 18% dos internautas afirmando usar o software, sendo que 15% só nos últimos 15 meses.
No entanto, os usuários devem reconhecer que se eles querem conteúdo e serviços gratuitos, a publicidade será sempre a forma de pagar por isso. O que precisamos não é de ad blocking, mas sim de publicidade segmentada e mais relevante para que os usuários sejam engajados e os budgets de publicidade maximizados.
Dados em silo
Ao entrarmos em mais um ano, a quantidade de dados que os marqueteiros terão de imediato em suas mãos vai continuar crescendo. A fim de permanecer na dianteira e evitar as armadilhas associadas aos dados em silo, as organizações começam a investir em maneiras de fazer isso funcionar de forma mais eficiente e eficaz possível para eles.
Os profissionais devem buscar alcançar uma melhor performance no cross channel marketing com um parceiro de tecnologia que possa combinar dados de first-party, insights comportamentais e dados de terceiros, bem como considerar investir em capacidades de IA que possam adicionar aprendizagem de máquina automatizada, tomando decisões em tempo real.
Marca e Mídia Programática
Este é o momento perfeito para falar sobre programática; esta época do ano tem um pico de atividade programática de varejistas para hypertarget. Em 2016, veremos um aumento nos budgets de campanhas nessa área, que antes eram negociados diretamente com os publishers e, mais frequentemente, gastos com condutores de awareness, como TV e programa premium. Uma área para observar será a TV programática, que está apenas começando a fazer o mesmo que os outros meios programáticos, além de ter a vantagem de ter a maior fatia de receita da publicidade. Ela deve ser inclusa a subconjuntos específicos de consumidores e fazer com que o orçamento vá além do esperado.
Como uma indústria, nós precisamos nos concentrar na qualidade do inventário e de novos produtos e serviços que ofereçam tecnologia de ponta no qual as métricas ROI da marca também possam ser cumpridas. Plataformas individuais permitem que as empresas identifiquem os consumidores em cada etapa de seu engajamento com suas marcas em todos os canais, fornecendo relevância criativa para cada momento diferente do processo.
Limpando a indústria
Em 2016, os anunciantes vão continuar sendo um alvo fácil para os fraudadores. A fraude continuará sendo uma praga da indústria até que os publishers e as exchanges assumam a responsabilidade e o compromisso de serem transparentes sobre o inventário. Adoraríamos estar em uma situação em que poderíamos garantir aos nossos clientes que a fraude não acontecerá em suas campanhas, mas enquanto não houver melhores vistorias nos inventários às cegas e códigos de conduta adequados, isso continuará sendo um desafio e teremos que rejeitar até 40% de todos os pedidos de oferta devido a preocupações de qualidade.
Para a indústria da publicidade on-line evoluir, os publishers e os anunciantes devem começar a abordar a questão muito além do que estão e comprometer-se a um mercado de qualidade, no qual não serão recompensados por impressões de robôs e, de fato, não deveriam ser recompensados por impressões não vistas.
Edvaldo Acir, Diretor Geral da Rocket Fuel para o Brasil e América Latina