Produção de branded content é a expertise do R7 Multiplataforma

Claudia Caliente, da Record, fala que “conteúdo vai muito além do publi por publi”

O Grupo Record apresentou na semana passada uma novidade para atrair mais anunciantes para o seu portal na internet, o R7 Multiplataforma, cuja principal expertise é a produção de branded content jornalístico, customizado. O primeiro projeto, sobre música sertaneja, é O último dos pés vermelhos, disponibilizado nos formatos de texto, gráficos, vídeo e ações para redes sociais.

“Queremos unir conteúdo jornalístico, investigativo, com linguagem de redação ao branded content que as marcas necessitam. Mais do que engajar e alcançar o público, o objetivo é levar qualidade nas informações que serão consumidas, de forma clara e direta. Investimos tempo e muita pesquisa para lançar o Estúdio R7 dentro da área multiplataforma, pois entendemos que primeiro é fundamental conhecer nosso público, entender comportamento e forma de navegação”, detalha Claudia Caliente, diretora da unidade multiplataforma da Record.

E quais são os formatos oferecidos para os anunciantes? Claudia responde: “Além de ser uma novidade dentro do Multiplataforma, é uma área dinâmica e escalonada. Contamos com um time dedicado ao produto e também com a pluralidade da redação, compondo cada reportagem com um especialista. A produção do conteúdo é definida a partir da necessidade da marca e dos dados de perfil que entram por mais canais distintos de análise de dados para determinarmos o tipo de conteúdo e de formato que será produzido pela equipe de jornalistas e produtores da área Multiplataforma.”

O DNA do projeto contempla apenas a produção de conteúdo original. “Teremos branded content sob demanda, com oferecimento de marcas, mas também conteúdos editoriais, sobre assuntos que estejam tendo grande repercussão. A ideia principal é levar conteúdo de qualidade, seja patrocinado por uma marca ou não”, reforça Claudia, que afirma mais: “Chamamos de jornalismo premium o conteúdo jornalístico mais investigativo, contundente e conceitual no digital – que, em vez da cobertura tradicional, oferece um aprofundamento dos temas e mescla diversas mídias como texto, vídeo e imagem, e oferece diferentes desdobramentos e formatos para as redes sociais. Vai além de um conteúdo informativo, quente, noticioso do dia a dia, e isso faz com que as marcas sejam vistas além da publicidade, pois mostra quais são as causas que elas defendem e isso ajuda o público a se aproximar de maneira genuína.”

Claudia ressalta que o ambiente digital não limita a criatividade diante de um volume de audiência antenado, que pode multiplicar os acessos. Daí a importância do cuidado com a produção das pautas. Na verdade, muitos anunciantes têm buscado os principais assuntos do dia para apresentar soluções de comunicação. A enchente do Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma possibilidade para se dar ênfase a temas como a sustentabilidade.

“É uma oportunidade direta de atingir o consumidor final, que já acessa o R7.com e/ou segue o site nas redes sociais, com um conteúdo que vai muito além do publi por publi. O R7 Estúdio gera uma integração da marca contextualizada, proporcionando impacto e engajamento do público. Hoje, contamos com uma audiência qualificada e temos diversos canais de contato com diferentes públicos para levá-lo até o conteúdo, além de ser uma maneira de engajamento genuína, portanto, com maior poder de engajamento. Lançamos a plataforma com o conteúdo próprio ‘Pés Vermelhos’, que traz em texto, vídeo e formato especial para as redes sociais, a história sobre os últimos nomes vivos da música caipira para falar sobre um gênero que, aos poucos, está desaparecendo, mas carrega a história da raiz sertaneja. Contudo, estamos em fase de finalização de conteúdos para marcas, mas ainda não posso adiantar quais são”, finaliza.