Produção de veículos cai no primeiro semestre
A Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) divulgou nesta segunda-feira (7) que a produção brasileira de veículos, incluindo comerciais leves, caminhões e ônibus, caiu 16,8% no primeiro semestre deste ano, comparando-se os resultados com o mesmo período de 2013. Ao todo, foram fabricados 1,57 milhão de unidades contra 1,88 milhão do ano passado.
Se levar em conta apenas junho, quando foram produzidos 215,9 mil veículos, a queda foi de 33,3% em comparação ao mesmo mês de 2013. Segundo Luiz Moan, presidente da Anfavea, esse recuo aconteceu devido ao tempo menor de produção. “Em junho, por exemplo, tivemos menos de 17 dias e diversas montadoras deram férias coletivas por causa da Copa do Mundo, enquanto outras trabalharam em regime parcial”. A Anfavea ainda atribui a queda no 1º semestre à maior seletividade do crédito e às restrições de exportações para a Argentina.
O número de veículos licenciados no semestre também foi menor, em 7% em relação ao 1º semestre de 2013. Ainda segundo a associação, as exportações também caíram: 35% no semestre. Foram 169.457 unidades exportadas contra 262.340 veículos no mesmo mês do ano passado. Em relação a junho, a queda foi de 51,1%.
Para o ano completo, a Anfavea acredita que a queda deve ser de 10% na produção. Em relação às vendas, a expectativa é de queda de 5,4% no número de veículos licenciados e, em volume de exportações, a previsão é de queda de 29,1%.