No próximo dia 1º de dezembro, acontece o #diadedoar,  uma campanha global para promover a cultura de doação. O Dia de Doar é uma iniciativa mundial que surgiu em 2012 nos Estados Unidos. A campanha do Dia do Doar de 2015 no Brasil foi criada pela Umbigo do Mundo a partir de estudo  que mostra que diante do atual contexto socioeconômico brasileiro, as pessoas estão abertas para as causas sociais, mas têm  dúvidas sobre como ajudar, quem ajudar e como ter a certeza de que os  recursos irão para as pessoas certas. Foi pensando nisso, que surgiu a ideia de criar uma animação (veja abaixo) sobre como doar, produzida pela Cia de Cinema. 

Divulgação

Reunir os amigos e colaborar também é uma forma de doar. Juntamos a produção da Cia de Cinema, as artes do Estúdio Big, a animação da Bitt e o som da Angels. Estamos muito felizes em participar” diz Carlos Righi, sócio diretor de criação da Cia de Cinema.

O movimento incentiva a filantropia por meio de um site interativo para disseminar a ideia, além de campanhas em redes sociais e em veículos de comunicação. Está presente em países como Alemanha Austrália, Singapura, Israel e Irlanda. No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013.

 Entre as empresas que já aderiram à causa estão PayPal, Oracle, Avon e Okena, além de institutos corporativos como o Instituto Cyrela. Entre os influenciadores que apoiam a campanha estão a Família Schurmann, Mario Sergio Cortella, Carol Celico e Luís Norberto Paschoal. Como parceiros de comunicação, a Fábrica de Aplicativos, que criou o app oficial da campanha, e o Grupo CDI, que faz as mídias sociais e o RP do Dia de Doar, além da Stockphotos.