Serginho Rezende: trilha exerce importância para o produtoUma das principais produtoras de som do mercado, a Comando S, comandada por Serginho Rezende, acaba de completar 10 anos de mercado. Especializada na produção de músicas, jingles, spots e sound design, a empresa assinou recentemente a trilha de comerciais para Brahma, Nova Schin, Santander, Vivo, Oral-B, Net, Suzuki, Tic Tac, Devassa, Head & Shoulders – com Joel Santana e o seu “You tá the brinqueichon uite me, cara?” –, entre outras marcas.

Quando fundada, em 2004, a Comando S nasceu sob o título de “ateliê de criação”, justificado pela forma “artesanal” com que Rezende trabalhava com as produções musicais. Algo que ainda persiste na empresa, que além de seu diretor, conta com uma equipe de produtores, engenheiros, técnicos de som, músicos e DJs. “Eu digo que somos a ‘mais nova produtora madura’ do mercado. Nova porque conservamos o mesmo frescor de 10 anos atrás. E madura porque atingimos um grau de experiência durante estes anos”, afirma o produtor.

Para Rezende, o som, hoje, tem uma contribuição muito grande para qualquer campanha. “A publicidade carece cada vez mais de música. E a trilha não é somente mais uma parte do comercial, ela exerce importância para o produto”, diz, lembrando dos toques que marcam o som inicial da campanha de Head & Shoulders. “Disponibilizamos isso para download, separado do comercial, e vimos que está sendo bem baixado pelos consumidores”, afirma, revelando que 90% da receita da produtora vem da publicidade.

A produtora também possui o selo Comando SD, lançado há quatro anos com o objetivo de escorar o trabalho da casa e fomentar as produções artísticas. “Queremos com o selo elevar a visão que nós adquirimos junto às agências e ao marketing dos anunciantes e levar isso para o fonograma. E também trazer a produção e jogar de volta para a propaganda”, afirma Rezende.

Outro movimento muito forte na Comando S é o de trazer artistas para as campanhas publicitárias que a produtora assina. Isso não vem de hoje. Em 2007, por exemplo, Ed Motta participou do trabalho de lançamento do Tiida, carro da Nissan. Mais recentemente, Roger e Sergio Loroza, cada um ao seu estilo, estiveram nas trilhas para filme de Santander. Michel Teló, Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e até a colombiana Shakira também foram alguns dos artistas de produções da empresa.

Festival

Como parte da comemoração de seus 10 anos, a produtora promove no próximo sábado (27), na Praça Victor Civita, que fica no bairro paulistano de Pinheiros, seu próprio festival, aberto ao público.

A programação se inicia às 14 horas, com o Coletivo Comando S, integrado pela equipe da produtora.  Eles entregam o palco para bandas e artistas da nova geração, casos de Mustache e os Apaches, a cantora Bluebell e o Projetonave – que recebe ainda convidados como Rodrigo Tuchê, Ogi, Síntese, Max B.O. e a rapper espanhola Indee Styla. Entre um show e outro, o DJ Ian Nunes comanda o som, com destaque para a música brasileira.