Com uma linguagem divertida e abusando de cores quentes em seus projetos, o Estúdio Mol tem conquistado o seu espaço em produções que requerem um estilo visual moderno, jovial e comunicação ágil, com destaque para projetos digitais. Entre os clientes, a empresa desenvolve ações para O Boticário, Itaú, Hering, Gillette e MTV.

Criado em 2003 com atuação em design gráfico, o Estúdio começou a trabalhar com animação em 2006 e com vídeo em 2008, tornando-se uma produtora nas duas áreas em 2009. O ponto de curva na história do Mol foi o início de trabalhos para a MTV. Primeiro, fazendo vinhetas, e, depois, regravando os comerciais com a linguagem da emissora. “Ela pegava o conceito das campanhas e sugeria aos anunciantes que regravassem com outra linguagem, adaptada com a cara da MTV, que misturava, às vezes, vídeo, animação, stop-motion, 3D e 2D. Crescemos muito como produtora, ganhamos experiência em captação de vídeo, animação e criação de roteiro”, afirmou Galileo Giglio, sócio-diretor do Mol.

Sob esse conceito, o primeiro trabalho foi para a operadora Oi, com cerca de 20 filmes, que acabava de chegar a São Paulo e tinha muito a comunicar. “Este foi o primeiro passo para ter contato com trabalhos de vídeo para a TV”. Desse contato surgiram também os convites de trabalhos para a internet, onde já atuavam desde o início, e projetos internos de anunciantes. De acordo com Galileo, o uso de estilos e propostas diferentes foi o pilar para manter a continuidade de parcerias com grandes anunciantes. “Temos bastante liberdade para criar, na construção do roteiro e na escolha da linguagem. É um superespaço dado por essa vontade das pessoas (marcas) de se comunicarem de maneira diferente, nova. Tudo isso combinou para fazermos vários trabalhos legais”, explicou.

O diálogo com as agências se intensificou apenas recentemente, após o estúdio passar por um período de reestruturação interna complicado em 2009, quando estagnou o crescimento e reduziu a equipe – hoje o número já aumentou, são dez profissionais fixos. “Temos buscado contato com as agências que nós curtimos e temos identificação”. Um das premissas do Mol é trabalhar com empresas que busquem inovações. “Tentamos fazer o que gostamos, para pessoas que gostam do que fazemos. É muito saudável, até para manter sanidade no dia a dia”, brincou Giglio.

A partir de 2010, passadas as turbulências, a expansão tem sido acelerada, segundo ele. “Crescemos bastante. Não só em receita, mas também em reconhecimento do mercado”. Em termos de trabalhos, o profissional contabiliza cerca de 50 no último ano e projeta um número superior para 2012. Recentemente, o estúdio  foi o responsável pela vinheta do “Perua MTV” – algo que não fazia há algum tempo. E ainda, entre os projetos, “HP Pavilion – Volta às aulas”; o “Chiclets – Nação Fantástica”, esquetes de comédia com Paulinho Serra, Tatá Werneck e Rodrigo Capella; “Gillette Feminina – Promoção Bate Pernas em Hollywood”; campanha da Hering com Carol Ribeiro; e do filme “2 Coelhos”, com animações em 2D.