Os diretores João Nuno, Gustavo Leme, Joca e Vitor Amati, da Delicatessen

 

Uma das mais importantes diretoras de cena e conteúdo do mercado publicitário, Georgia Guerra-Peixe, mais conhecida como Joca, é a nova contratada da Delicatessen Filmes. A profissional atuava na equipe da BossaNovaFilms desde sua fundação, em 2005, e, anteriormente, na Made to Create. “Construí uma carreira na BossaNova, o que é motivo de muito orgulho para mim. Já havia recebido convites para atuar em outras produtoras, mas nunca me senti pronta para dar esse passo, principalmente porque tinha um vínculo forte com a equipe. Porém, quando Mario Peixoto (produtor e sócio da Delicatessen) me convidou para integrar o time, tive vontade de viver esse desafio e achei que era o momento. Respeito muito a carreira do Gugu (Gustavo Leme, sócio e principal diretor) e a de todo os profissionais da produtora. Acredito que faremos um trabalho lindo juntos”, conta Georgia.

Segundo Peixoto, a linha de direção adotada por Georgia é um diferencial no mercado, que lida com clientes cada vez mais exigentes. A profissional é idealizadora de um trabalho intitulado por ela de “docvertising”, responsável por trazer a linguagem do documentário para a publicidade a partir de uma direção naturalista de atores e não-atores. “Conheço a Joca há alguns anos e tenho muita admiração por ela, principalmente por dominar uma área ainda pouco explorada nas produtoras. O mercado sempre falou muito bem dela, não só como profissional, mas também como pessoa, e tenho certeza de que trabalharemos de forma intensa e prazerosa. É um privilégio tê-la conosco”, afirma Peixoto.

Desde 2006, a diretora vem se utilizando da linguagem da internet, bem como da chamada “publicidade verdade”, para dar uma nova cara à propaganda. “Não me canso de procurar novos rumos para a publicidade. Acredito que a direção naturalista traz uma espontaneidade incrível e uma verdade na comunicação do produto que não tem preço. O consumidor vê o filme e acredita nele, pois a propaganda é muito mais real e sincera. De 2006 pra cá, desenvolvi 24 trabalhos de conteúdo e, se alguém parar para assisti-los com calma, vai ver que um é totalmente diferente do outro, cada um pertence à sua marca e tem uma identidade 100% própria. Não copio linguagens que dão certo, eu crio linguagens”, destaca. “Ao mesmo tempo, não deixo de lado os 30 segundos tradicionais, que também me dão muito prazer”, acrescenta.

Georgia chega à produtora com seu grupo, o Joquistão, formado por 12 jovens assistentes. “O grupo surgiu da necessidade de ter pessoas ao meu lado buscando o mesmo olhar. Eles me ajudam na seleção do casting, na escolha da locação, no roteiro, na fotografia e em tudo que envolva um trabalho, sempre a fim de torná-lo único e verdadeiro. Eu trabalho com outras produtoras, claro, mas fico mais tranquila em tê-los por perto me estimulando a encontrar diferentes linguagens e formatos”, explica.

Em 2010, a profissional recebeu o Prêmio Especial do Júri, na 34ª Mostra de Cinema de São Paulo, pelo documentário “O samba que mora em mim”, cujo ponto de partida é a quadra da escola de samba Estação Primeira de Mangueira. Em 2011, o documentário venceu também o Vlaff (Festival de Cinema Latino-Americano de Vancouver), além de ter sido selecionado em 19 festivais internacionais, entre eles os de Toronto, Grécia, Montreal, Canadá, Espanha, México e Noruega. “Fico muito feliz em dizer que esse é o melhor momento da minha carreira. Além do reconhecimento de ‘O samba que mora em mim’, já temos um primeiro orçamento aprovado na produtora. Não posso dar detalhes, mas adianto que farei meu primeiro trabalho ligado à moda e que, felizmente, possibilitará a união entre documentário e publicidade. Estou cheia de energia e pronta para trabalhar”, adianta Georgia, que está em fase de pré-produção de seu novo longa de ficção, “O amor é importante, porra”.

“A Delicatessen está em um momento de ebulição e mudança. Como teremos 13 novos profissionais, em breve pretendemos nos mudar para outro local, onde poderemos acomodar toda a equipe. Nosso objetivo é crescer em tamanho e faturamento, com o desenvolvimento cada vez maior da área de conteúdos”, diz Peixoto. De acordo com o executivo, a entrada de Georgia representará um crescimento de 30% na receita da produtora.