Animação pretende aumentar penetração entre as crianças

Seguindo os passos de produções brasileiras como “Galinha Pintadinha”, “Show de Luna”, “Amigãozão”, “Peixonauta” e tantas outras, a Mr. Plot, desenvolvedora de conteúdos interativos e digitais para crianças, comemora a exibição da animação “Bita e os Animais” no Netflix. De acordo com João Henrique Souza, um um dos sócio da produtora, a série entrou no ar este ano e é mais um importante canal para aproximar o “Mundo Bita” das crianças por todo o Brasil.

O projeto já vinha sendo exibido no Discovery Kids, quando os clipes começaram a ir ao ar nos intervalos da programação, em 2013. “Este foi realmente um divisor de águas, pois, mesmo com o alcance do YouTube, onde os clipes eram inicialmente exibidos, foi com a TV que conseguimos fomentar realmente o nosso processo de massificação.”

Segundo Souza, o impacto foi enorme. “Hoje, temos duas séries de clipes licenciadas para o Discovery Kids, que são ‘Bita e os Animais’ e ‘Bita e as Brincadeiras’.”

Souza contou que o trabalhoda produtora teve início em 2011. “Na primeira reunião de criação, Chaps Melo, também sócio da Mr. Plot, apresentou desenhos de personagens que ele havia criado para ilustrar o quarto da filha. Um deles tinha um bigode laranja, uma cartola e um sorriso afetuoso. Ele ganhou o nome de Bita e passou a ilustrar os livros digitais da empresa.”

Ele lembra que, além dos livros, o projeto ainda contava com jogos educativos para tablets e celulares. Depois, foram lançados os vídeos educativos disponibilizados na internet e, posteriormente, um DVD.

Segundo o executivo, atualmente, “o Mundo Bita” é o único foco da produtora, que ainda tem como sócios Felipe Almeida e Enio Porto.

Em outubro do ano passado, a Mr. Plot iniciou o processo de licenciamento. A empresa já conta com uma linha de brinquedos musicais lançada pela marca MundiToys e fechou contrato com a Powerdent para uma linha de higiene bucal infantil. Além disso, o boneco de pelúcia do Bita chegará ao mercado no segundo semestre de 2015. “Sabemos que isto é apenas o começo. Mais contatos estão em andamento e teremos um ano de muitas novidades”, afirma Souza.

Felipe Almeida, Chaps Melo, João Henrique e Enio Porto: sócios da produtora

Segundo ele, a concorrência é grande e a economia não vai muito bem, mas a produtora vem mantendo o foco na produção de conteúdo de qualidade. “Desde que iniciamos a Mr. Plot, startup recém-graduada da incubadora Portomídia, braço de Economia Criativa do Porto Digital, nunca paramos de produzir. Todas as músicas, roteiros e personagens são criados por nossa equipe.”

Ele ressaltou que as novas gerações de pais estão cada vez mais preocupadas com a qualidade do que os filhos têm acesso, por isso a produtora acredita que esse é um mercado que ainda irá se expandir bastante. “Atualmente, o setor de produtos infantis é dos poucos que apresentam crescimento no Brasil. Isto mostra a atenção que as crianças do século 21 recebem no escopo das famílias.”

Para ele, a concorrência é bastante acirrada, mas ele cita a Mauricio de Sousa como referência neste mercado.