História verídica vira documentário que envolve Copa de 70Está em fase de produção e de captação de patrocinadores o documentário “Filhos da Pista”, que conta a história  de dois jovens que viajaram de São Paulo a Guadalajara, em um Fusca, para assistir aos jogos da Copa do México de 1970.

A produtora brasileira Latina Estúdio, em parceria com a mexicana Taller de Luz, está lançando no Brasil o projeto multimídia. Além do documentário, o projeto é composto de uma série de três episódios para televisão, em 40 episódios para internet, num livro e, futuramente, num longa-metragem de ficção baseado na aventura dos jovens que em 1970 decidiram, sem mapas, viajar por 21 dias.

A produtora convidou os protagonistas Rafael Sawaya e Ivan Charoux a repetirem o feito em 2014. A viagem será refeita num percurso de 15 mil quilômetros e registrada no documentário para cinema.

De acordo com Cao Quintas, produtor-executivo da Latina Estúdio, a produtora estava atrás de um projeto brasileiro com vocação a coprodução internacional. “Por meio dessa história particular podemos abordar temas universais como a amizade e o futebol, principalmente neste ano de Copa do Mundo”, explica.

O documentário contará com a participação especial do jornalista Juca Kfouri, do publicitário Washington Olivetto e de alguns dos jogadores que participaram da Copa de 70, como Rivellino e o ex-goleiro Félix, falecido em 2012, em seu último registro público em vida.

Além da nova filmagem, 90 minutos de registro da viagem original, gravados em 8MM, feitos pelos próprios viajantes em 1970, serão restaurados com apoio da Cinemateca Mexicana.

Em produção desde 2010 e dirigido por León Serment, o projeto conta com apoio da Ancine no Brasil e da Incime no México.

O projeto também é ganhador do prêmio Ibermedia, programa de estímulo à produção e à distribuição de filmes ibero-americanos que integra a política audiovisual da Caci (Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas).

O desafio para viabilizar o projeto, segundo Quintas, é a captação de patrocinadores no Brasil. No México, onde ele já foi lançado, há investimentos financeiros da TV7 Jalisco, TV UNAM e Michelin.

“No México, arrecadamos recursos rapidamente. A gente enxerga oportunidades em vários segmentos que podem explorar o projeto multimídia”, comenta, acrescentando: “O futebol era apenas uma desculpa para fazer uma viagem entre dois amigos, por isso a gente quer pegar o lado humano da história dessa grande aventura na Copa de 70, aquela Copa do Pelé que todo mundo lembra. Depois de 44 anos estamos voltando a fazer a mesma viagem que eles fizeram na época. Vamos mostrar tudo o que mudou na América Latina nesses anos todos”, argumenta.