Os grandes sucessos do YouTube nasceram de forma despretensiosa. Vide Whindersson Nunes, Cauê Moura e Ana Maria Brogui. Não foi diferente com o Luz, Câmera, Burger!, canal criado dentro da produtora R2O Filmes, quando os sócios e publicitários Fabiano e Rodrigo Curi, juntamente com Orlando Neto, reuniam amigos para fazer hambúrgueres enquanto assistiam a jogos de futebol.

A brincadeira virou negócio e os sócios inauguraram, no início de 2016, junto com a nova sede da produtora, um espaço físico na Vila Mariana, em São Paulo, quando a sociedade ganhou mais um nome: Léo Picon. Hoje, só no YouTube, o canal já soma mais de 23 mil inscritos e aproximadamente 1,5 milhão de visualizações. O conteúdo é produzido pelos próprios sócios, com a estrutura da produtora R20 Filmes.

Obviamente, abordar um assunto tão popular é desafiador. “Existem muitos canais, muitos programas de gastronomia, mas a Burger TV! não foca somente nisso. Um exemplo
é o nosso programa principal, o Carro-Chefe, no qual temos a intenção de conversar com pessoas das áreas de hambúrguer e carnes e, consequentemente, realizamos uma receita em um momento mais descontraído. Mas o foco principal da Burger TV! é mostrar o meio das hamburguerias e carnes, além de contar um pouco sobre os profissionais desse universo. Dessa forma, conseguimos nos destacar entre milhares de canais de culinária no YouTube”, analisa Curi.

O negócio já dá lucro no online. “A forma que usamos para rentabilizar o canal é com patrocínio de marcas relacionadas ao mundo do hambúrguer e da carne. Já tivemos parcerias com Hellmann’s, McCain, Europain (marca de pão) e Mustachio (marca de ketchup e mostarda), entre outros. Ou seja, alguns menores e outros maiores, que se interessam em aparecer no canal, já que muitos donos de hamburgueria ou pessoas que querem abrir o negócio próprio têm interesse e assistem, pois, são conteúdos relevantes para eles”, explica Rodrigo.

O trabalho com o Luz, Câmera, Burger! não atrapalha os jobs da produtora, conforme explica o publicitário: “são apenas duas empresas dos mesmos sócios, onde cada um tem a sua respectiva responsabilidade e equipe. Tanto a hamburgueria Luz, Câmera, Burger! quanto a produtora R2O se ajudam, pois desenvolvemos muito conteúdo audiovisual, uma tendência na internet e nas redes sociais”, elucida o sócio.

A parceria entre o negócio gastronômico e a produtora, na verdade, se transformou numa ajuda mútua entre os negócios. Um exemplo é a Hellmann’s, marca que já fez parcerias com o canal e também já teve vídeos gravados pela própria empresa. Outro caso semelhante ocorreu com a marca MccCain.

“Portanto, acreditamos que a parceria entre a produtora e a hamburgueria só agrega para os dois lados, visto que vivemos em tempos de muita informação e comunicação”, explica o publicitário.

Além do Carro-Chefe, o canal do YouTube tem outros dois quadros, intitulados Burger Vip Show e Burger Trip. O primeiro traz uma programação esporádica onde são realizadas coberturas de eventos sobre carnes e hambúrgueres, além de bate-papos com entrevistados diversos. Já o segundo é gravado em viagens e em estabelecimentos renomados no Brasil e no mundo.