Com uma média de 50 produções anuais, a Sentimental Filme está diversificando seu foco de atuação, que desde o início da sua operação era concentrado nas produções para o mercado publicitário. No ano passado, essa concentração era de 95% do share de negócios, mas em 2016 a divisão já contempla 20% de ações para o meio televisão. A relação com a Rede Globo teve início há cerca de dois anos, mas em 2017 ela vai produzir em parceria com a TV Record a série de terror Lendas Urbanas, composta por cinco episódios, uma propriedade intelectual que chamou a atençao do superintendente artístico Paulo Franco. As gravações serão realizadas no primeiro trimestre do próximo ano. A produtora também está negociando com um canal fechado a exibição do conteúdo.

“Há o ambiente legal, que exige mais produções brasileiras nas emissoras pagas, mas avançamos muito fora do ambiente regulatório, que bastante importante. O projeto com a Record, por exemplo, está sendo viabilizado com as leis vigentes de incentivo. Estamos nos posicionando como uma empresa de produção audiovisual e a entrega pode ser em qualquer plataforma. Claro, a publicidade é um segmento que sempre vamos dar muita atenção, mesmo, porque é a nossa origem, mas o mercado oferece outras possibilidades”, afirmou o sócio Marcos Araújo.

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A experiência com a divisão de Comunicação da Rede Globo, sob a demanda do diretor-geral Sérgio Valente e da diretora de criação Mariana Sá, contempla os projetos para divulgar a programação em linguagem publicitária. Os diretores de cena e sócios Mauricio Guimarães e Luciano Zuffo estão à frente de projetos como a mensagem de fim de ano de 2015 da emissora e a campanha Vem aí. A novidade é o ingresso na captação de imagens para conteúdos de dramaturgia, com as aberturas da novela Sol Nacente e do seriado Malhação. Guimarães explica: “Iniciamos uma parceria com o diretor artístico Leonardo Nogueira, que nos permitiu trabalhar na geração de conteúdos de cenas e stock shots com atores, o que é diferente do modelo convencional”, explicou o diretor.

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Com o SporTV, desenvolveu o documentário Eu Me Movo, no formato reality, que narrou o dia a dia de dez atletas paralímpicos com chance de medalha de ouro nos Jogos Olímpicos. Com cinco episódios, as imagens, sob o olhar do diretor Gian Carlo Bellotti, são de grande impacto. O programa foi gravado em 25 dias em diferentes cidades, como Rio de Janeiro, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo e também em Duisburg, na Alemanha. “Tem sido muito gratificante poder mostrar nossa experiência na produção e no desenvolvimento de trabalhos de nossa propriedade intelectual. Hoje já desenvolvemos projetos para emissoras, tanto na TV aberta quanto na paga, e isso é um diferencial”, destacou o produtor-executivo Emerson de Morais.

Trabalhamos com branded content, internet e televisão, mas a publicidade é o dia a dia. A Sentimental venceu concorrências para atender exclusivamente às campanhas de varejo da General Motors e do Carrefour. Araújo enfatiza que a produtora montou sets para comerciais em 2016 das marcas Volkswagen, Itaú, Nike, Danone e Ambev. “Não está fácil, mas não podemos reclamar”.