Produtores de café são destaque em nova campanha de Nespresso

A Nespresso acaba de estrear a plataforma “Nossas Escolhas” compartilhando histórias de produtores por trás dos cafés da marca. Para divulgar a ação, um filme para TV faz parte do plano de mídia, assim como conteúdo para as redes sociais, anúncios impressos e cinco vídeos que comunicam os blends da marca. Além de quatro curtas aprofundando essas histórias, uma página de conteúdo foi criada.

Ao trabalhar diretamente com produtores da Colômbia, a empresa percebeu que cada fazenda tinha uma forma de processar o café, dificultando a garantia de um grão de qualidade consistente. Foi por isso que o Nespresso AAA Sustainable Quality Program trabalhou com uma cooperativa local da região de Jardín para construir uma Central de Processamento Comunitário, onde os produtores poderiam levar suas cerejas de café e transformá-las em grãos da maneira mais consistente e qualitativa possível.        

Com a iniciativa, os produtores passam a gerar uma receita maior com a qualidade superior do café, além de economizar tempo. Atualmente, durante a colheita, os produtores podem economizar até 5 horas por dia ao fazer o processamento fora da fazenda.

Os produtores

Humberto é um produtor de café apaixonado que se beneficia da Central de Processamento Comunitário e conseguiu, através da iniciativa, dar apoio à filha para ingressar em uma universidade. “Pessoalmente, eu queria que Andrea estudasse para ser enfermeira, mas ela ama a natureza e queria estudar Biologia. Só quero que ela seja feliz, e estou muito orgulhoso dela”, conta.     

Já Esteban costumava processar seu café no moinho da fazenda de seu pai, mas hoje ele se beneficia da Central de Processamento Comunitário. O jovem pai de dois filhos agora tem mais tempo para passar com as crianças, além de ser um bombeiro voluntário em sua comunidade. “Entrei para o corpo de bombeiros para ajudar as pessoas. Eu não poderia estar mais feliz com a Central de Processamento Comunitário. Enquanto a Nespresso continuar comprando meu café, eu continuarei vendendo para eles”, afirma.    

Outro benefício da Central de Processamento Comunitário é a melhora das práticas de gerenciamento da água, que ajudou a limpar os rios da região. “Antes, se você quisesse nadar no rio, tinha de me manter calçado, de tão poluído que ele era. O novo programa teve um grande impacto na comunidade, e nós estamos ajudando a manter os rios limpos e a preservar o meio ambiente como um todo.”, explica o produtor Luis.

Para Alfonso Gonzalez, diretor de marketing da Nespresso “a sustentabilidade sempre teve papel fundamental em tudo o que fazemos na companhia e queríamos usá-la para ajudar os apreciadores e entusiastas do café a descobrirem o que está por trás de uma xícara de Nespresso. Todas as histórias desta campanha mostram como nossa escolha de encontrar e cultivar uma bebida de qualidade pode ter consequências surpreendentes para as pessoas que estão no campo. Afinal, acreditamos que somos as escolhas que fazemos”.           

https://www.youtube.com/embed/defDvr7ZeHU