Profissionais discutem a publicidade de aplicativos no App Acquisition Summit
Encontro foi promovido pela AppFlyer, Digital Turbine e RankMyApp
A publicidade de aplicativos foi a principal discussão nos painéis do App Acquisition Summit, que aconteceu nesta quarta-feira (30). O encontro foi promovido pela AppFlyer, Digital Turbine e RankMyApp.
De acordo com os painelistas, atualmente o profissional de marketing e growth têm mais variáveis para analisar antes de considerar um sucesso de performance nos downloads de um aplicativo.
"De nada adianta você comemorar downloads, sem ver que lá na ponta estão desinstalando seu app", disse Anna Menezes, Growth Manager da Daki.
Durante o evento, os participantes concordaram que a retenção de usuários deveria ser um dos pilares de qualquer campanha.
"Performance é maravilhoso, mas não podemos esquecer que existem outras etapas do funil de conversão, e se não posicionar bem a sua marca, desde o momento da descoberta do app pelo usuário, esse crescimento vai parar, mesmo com todos os investimentos em publicidade", apontou Herwin Genz, diretor de vendas da Digital Turbine no Brasil, que completou sua fala afirmando que as empresas precisam trabalhar na percepção do usuário sobre aquele aplicativo.
A Digital Turbine apresentou dados de alta retenção, confiança de usuários e baixas taxas de desinstalação quando aplicativos são baixados a partir da mídia On Device, ou seja, quando apps vêm pré-instalados no próprio smartphone. De acordo com os painelistas, as campanhas de publicidade de aplicativos devem ter diferentes objetivos de acordo com o momento da marca.
"Se você tem uma marca muito conhecida offline, campanhas de tráfego para as lojas seguidas de campanhas de conversão in-app vão funcionar mais rapidamente. Caso sejam apps novos e desconhecidos, a publicidade vai focar no awareness, ou seja, campanhas cujo resultado serão impressões, visualizações e visualizações completas das peças e vídeos publicitários", afirmou Leandro Scalise, CEO da RankMyApp.
Segundo a AppsFlyer, houve aumento de 85% de campanhas de aquisição de apps na pandemia. "O marketing de apps precisa dos dados detalhados de performance das campanhas para tomar novas decisões", disse Lucas Fedrizzi, diretor de vendas da AppsFlyer no Brasil.
Para Laís Aguias, Head de Marketing da Playkids, "não tem receita de bolo". "Vai depender do seu conteúdo, do seu negócio e do seu cliente. Não necessariamente os canais funcionam da mesma forma para todos os apps. Às vezes não precisa disputar o mesmo inventário que outros apps estão disputando", completou.