Programa Young Lions Brazil tem inscrições abertas
Realizado pelo O Estado de S. Paulo, representante oficial do Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, e organizado no Brasil pela Editora Referência, o Young Lions Brazil abriu inscrições. Desde 1995, o programa já selecionou e enviou a Cannes 327 jovens profissionais brasileiros.
De acordo com Emmanuel Publio Dias, coordenador nacional do Young Lions Brazil, o programa se tornou viável graças ao apoio de patrocinadores, inclusive, regionais. Nos últimos anos, além da etapa nacional, foram realizadas etapas locais em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Belo Horizonte. “Este ano tem a possibilidade de acontecer também a ‘São Paulo 2’, ou seja, deverá abranger o interior”, adianta Publio Dias.
A delegação brasileira dos Young Lions que vai à Cannes é formada por profissionais selecionados segundo o regulamento do programa. O número será definido conforme a quantidade de patrocinadores. As negociações ainda estão em andamento.
Publio Dias reforçou que o projeto tem 19 anos e caminha para a consolidação dos seus objetivos e valores. “O Young não é um programa de prêmio de viagem a Cannes. É um projeto que busca a valorização do profissional e, consequentemente, do mercado onde ele está inserido por meio de um processo que identifica, a cada ano, os mais talentosos e promissores profissionais em início de carreira. O que esperamos dos selecionados é que aprendam, representem o Brasil e voltem para cumprir a missão de valorizar o mercado”. Segundo ele, os objetivos do projeto têm sido alcançados. “Hoje, na lista dos ex-Youngs estão os melhores profissionais em atividade do mercado”.
No Brasil, há sete categorias distintas: criação, digital, mídia, design, filme, planning e young marketers. No julgamento são avaliados a excelência do trabalho criativo, o potencial de desenvolvimento do profissional e sua integração com o meio. Além dos youngs selecionados que vão compor a delegação brasileira, os jurados escolhem também, entre os profissionais indicados, os times que irão participar da Young Lions Competition, que acontece durante o festival nas categorias Print, Film, Cyber, Media, Design e Young Marketers.
Duplas de diferentes países recebem o briefing para cada uma das divisões e têm prazo de 24 horas para criar e apresentar o trabalho proposto. As duplas brasileiras concorrem com os representantes de todas as delegações de youngs do mundo. De acordo com Publio Dias, o Brasil tem tido bom desempenho e há mais de dez anos lidera o ranking, com 13 medalhas.